ESPECIAIS

Dony De Nuccio pede demissão

dony de nuccio - jornal hoje - globo - bradesco
Dony De Nuccio: fim de trajetória na TV Globo (Imagem: divulgação)

Jornalista deixa o ‘Jornal Hoje’ e a TV Globo dias após o seu trabalho de comunicação para o Bradesco se tornar de conhecimento público. Em carta à direção de jornalismo da emissora, Dony De Nuccio chega a pedir desculpas, mas se vê como vítima de “uma infindável onda de ataques”

Depois de dois anos como âncora do ‘Jornal Hoje’, Dony De Nuccio deixa o noticiário e a TV Globo. Nesta quinta-feira, 1º de agosto, ele teve acatado o seu pedido de demissão. A decisão tomada pelo jornalista ocorre dias depois de o site Notícias da TV divulgar que ele teria ido contra o código de ética da emissora por ter prestado serviço de comunicação ao Bradesco. Em carta aberta ao diretor geral de jornalismo da TV Globo, Ali Kamel, o apresentador chega a pedir desculpas, mas se coloca como alvo de “infindável onda de ataques”.

Na carta direcionada a Ali Kamel, Dony De Nuccio não cita, diretamente, quem seriam os autores da tal “infindável onda de ataques” contra ele. Indica, contudo, que as ações começaram nas últimas semanas. Tempo que bate com a divulgação da reportagem do Notícias da TV, que afirma que ele teria violado o código de ética da Globo e levado bronca do canal. No ar desde 22 de julho, o material revelou o contrato do jornalista com o Bradesco Seguros. Em determinados trabalhos, o comunicador aparece apresentando vídeos — produção de uso interno da empresa, como treinamentos para colaboradores.

Dony De Nuccio estava desde agosto de 2017 no comando do ‘Jornal Hoje’

Ainda como contratado da TV Globo, Dony De Nuccio voltou a ser pauta para o Notícias da TV na quarta-feira, 31 de julho. Texto assinado por Daniel Casto, editor-chefe e fundador do site, dá detalhes da parceria entre a Prime Talk Produções e Assessoria, empresa que tem o apresentador e o comentarista Samy Dana como sócios, faturou mais de R$ 7 milhões em serviços prestados para a seguradora e para o banco Bradesco. A reportagem exibe notas fiscais e divulga o nome da via em que o jornalista mora na capital paulista. O endereço aparece como sede da Prime Talk no registro junto à Junta Comercial de São Paulo.

Donny De Nuccio formava dupla com Sandra Annenberg no ‘Jornal Hoje’ (Imagem: divulgação/TV Globo)

“Nas últimas semanas me vi mergulhado em uma infindável onda de ataques, com a vida dentro e fora da Globo vasculhada e revirada, sigilos fiscais violados, endereços expostos, trabalhos de exclusiva veiculação interna publicados, e até e-mails privados hackeados“, acusa o jornalista no texto enviado a Ali Kamel e divulgada posteriormente — pelo próprio apresentador — no Instagram. “Essa contínua campanha para me destruir e sangrar a qualquer custo não pode prosperar. Não faz bem nem a mim, nem à minha família e nem à emissora. Não é justo com nenhum de nós”, prossegue o comunicador.

Diferentemente do que consta no texto do Notícias da TV, de que teria feito acordo com o Bradesco de forma deliberadamente escondida de seus superiores na Globo, Dony informa que jamais teve a intenção de prejudicar o veículo de comunicação. Ele enaltece que nem teve a sua atividade na televisão afetada nesse período. “Jamais tive o intuito de burlar regras ou obter benefício que julgasse incompatível com as funções que ocupava na emissora (isso sim, seria incompatível com a minha história pessoal). Trabalhei, duro e dobrado, para complementar a renda, fora do horário da Globo, e dentro dos limites que ao meu ver eram compatíveis e aceitáveis. Se errei, não foi com dolo, e humildemente peço desculpas”.

Tensão nos bastidores da Globo

A repercussão entorno da atuação profissional de Dony De Nuccio acompanhada da saída do âncora do ‘Jornal Hoje’ já tem provocado tensão no departamento de jornalismo da TV Globo. Isso porque o parceiro do Bradesco não é o único a oferecer esse tipo de serviço ao mercado. Titular do ‘SP 2’, Carlos Tramontina, por exemplo, presta há mais de uma década trabalhos de media training para diversos segmentos — como a área médica. Fora da programação global, outros apresentadores faturam com palestras. Reportagem de João Batista Jr. para o site da Veja destaca que, similarmente ao agora ex-‘Jornal Hoje’, Rodrigo Bocardi e Renata Vasconcellos também já gravaram vídeos para o Bradesco. Informações apuradas pelo Portal Comunique-se dão conta de que a dupla e outros jornalistas da casa temem — como mencionado pelo ex-colega de redação — que suas vidas profissionais sejam vasculhadas e reviradas.

renata vasconcellos - bradesco - globo - dony de nuccio - jornal hoje
Âncora do ‘Jornal Nacional’, Renata Vasconcellos também já gravou vídeos para o Bradesco (Imagem: reprodução)

Futuro de Dony De Nuccio na TV

Economista de formação, Dony De Nuccio não deve necessariamente voltar a trabalhar no mercado financeiro. Por meio de texto assinado por Gabriel Vaquer, o site Observatório da Imprensa destaca que o ex-‘JH’ já iniciou conversas com a CNN Brasil. A informação, por ora, não é confirmada por nenhuma das partes. Recém-contratado pelo projeto hard news, Phelipe Siani fez questão de prestar apoio ao amigo. “Tamo junto até na chuva, meu irmão! vc é foda demais!”, publicou no Instagram. Repórter, comentarista de economia e apresentador, Dony De Nuccio pode ser aproveitado em mais de uma função no telejornalismo e — por que não? — seguir prestando serviços de comunicação para clientes fora da imprensa.

SOBRE O AUTOR

Anderson Scardoelli

Anderson Scardoelli

Jornalista, 29 anos. Formado pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e pós-graduado em jornalismo digital pela ESPM. Há dez anos no Grupo Comunique-se, onde idealizou os projetos 'Correspondente Universitário' e 'Leitor-Articulista'. Na empresa, já atuou como freelancer (inserção de conteúdo), estagiário de pesquisa, estagiário de redação, trainee de redação, subeditor e editor-júnior. É, desde maio de 2016, o editor responsável pelo Portal Comunique-se e pelo conteúdo do Prêmio Comunique-se.

1 COMENTÁRIO

COMENTAR

Prêmio Comunique-se