Você cuida dos seus recursos? – por Lygia Pontes

“Quando minha voz começou a voltar, passei a escolher melhor os momentos em que falaria algo”. Lygia Pontes relata o que fez quando encarou um resfriado

Leia, abaixo, o artigo de Lygia Pontes

Há algum tempo, peguei um resfriado e perdi a voz. Foi praticamente uma semana sem falar. Foram dias complicados, porque adoro uma boa conversa e porque precisei desmarcar diversos compromissos, inclusive reuniões com clientes. Ao mesmo tempo, foi um período de muitas reflexões. Uma delas foi sobre a forma como usamos os nossos recursos – na verdade, sobre como eles são desperdiçados, principalmente o tempo.

Leia mais:

Foi por isso que, quando minha voz começou a voltar, passei a escolher melhor os momentos em que falaria algo – um pouco porque ela ainda não estava 100%, mas também porque eu me perguntava “eu preciso mesmo falar isso?”. E por ficar mais em silêncio, consegui observar e ouvir melhor os outros ao meu redor – e como as pessoas desperdiçam esse recurso! Um ótimo exemplo para mim foi ouvir alguns áudios no WhatsApp sendo gravados. A grande maioria deles poderia ter apenas poucos segundos, mas se estendiam por longos minutos, com pontos sendo repetidos diversas vezes. É muito desperdício de voz!

“Eu preciso mesmo falar isso?”. Foi o que Lygia Pontes chegou a pensar

Esse exemplo das mensagens de voz me fez pensar sobre outro recurso que também desperdiçamos: o tempo. Quando falamos o que não precisamos, usamos mais tempo do que o necessário e, neste caso, quem se prejudica é quem grava o áudio e quem o recebe, ou seja, ninguém sai ganhando nessa situação.

Parece exagero pensar assim, afinal, é só uma mensagem. Mas se somarmos o tempo que desperdiçamos com essas “bobagens” ao longo de um dia, vamos ver que as horas simplesmente desaparecem, exatamente como a minha voz. Por isso, antes de agendar um compromisso, enviar uma mensagem ou dizer algo, pergunte-se: “eu preciso mesmo fazer isso?” É uma atitude simples, mas que no final de um dia, vai trazer uma satisfação enorme, afinal, você terá feito o que precisa e ainda terá energia, voz e tempo.

“Os que empregam mal seu tempo são os primeiros a se queixar de sua brevidade” Jean de la Bruyère.

***** ***** ***** ***** *****

Por Lygia Pontes.

Compartilhe
0
0
Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Recent Posts

Porter e Almah anunciam fusão no Porter Summit 2024

Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios

18 horas ago

Puma reinventa o varejo moderno com a inauguração da loja matriz em Las Vegas

Marca esportiva global aposta alto na expansão norte-americana com um destino de varejo incomparável que…

18 horas ago

Cemitérios de SP preservam histórias de personalidades negras

Na semana em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, é essencial lembrar e…

18 horas ago

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, potencializando traders de Solana durante o crescimento do mercado

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, incentivando estratégias avançadas de…

18 horas ago

Vitória de Trump traz dúvidas sobre emissão de Green Card

Presidente eleito promete cumprir promessas de campanha sobre imigração e endurecer a entrada de novos…

18 horas ago

Propósito é o livro que pretende impactar a vida dos leitores

Lançamento do livro Propósito, que reúne as histórias e experiências de 30 autores será realizado…

18 horas ago