Plataforma de vídeos do Google injeta 25 milhões de euros em projeto. Ideia é fortalecer o YouTube como espaço para conteúdo informativo – frente a outros tipos de materiais
“Mais notícias” e “foco na responsabilidade”. Foi dessa forma que o Google revela o investimento que está sendo feito para transformar o YouTube em um espaço para divulgação de conteúdo informativo. Em texto publicado em seu blog oficial na terça-feira, 10, a empresa de tecnologia informa que vai usar o montante de 25 milhões de dólares para “melhorar a experiência com jornalismo” na rede social de vídeos.
O investimento milionário surge como prosseguimento do projeto Google News Initiative (GNI), que foi lançado em março. Para o trabalho a ser desenvolvido no YouTube, há a garantia de que parte do valor será focado em ações no Brasil, país com uma das maiores audiências da plataforma audiovisual. A informação chega no momento em que o país se vê em meio a discussões para se combater a proliferação de fake news na web.
Para fortalecer materiais jornalísticos no YouTube, o Google ressalta que parcerias com veículos de comunicação são bem-vindas. Inicialmente, o Brasil é representado pela Jovem Pan, marca nativa do rádio que há anos transmite a sua programação em vídeo pelo próprio YouTube e outras plataformas digitais. Ao destacar a iniciativa para casar a imprensa com a rede audiovisual, há o interesse desde já que a gama de parceiros seja ampliada ao decorrer das próximas semanas.
Financiamento de canais jornalísticos
Por outro lado, os players que desejam concorrer às “bolsas” sobre valorização do jornalismo devem preencher formulário online (em inglês). A equipe do YouTube adianta que financiará ações referente à valorização de conteúdo informativo em 20 mercados globais. O objetivo será “apoiar organizações de imprensa na construção de operações sustentáveis de notícias em vídeo”. Serão oferecidos treinamentos em equipes sobre práticas de produção audiovisual. Aprimoramento e estúdios e dicas de criações de formatos também farão parte do pacote. O Google reforça, ainda, que novos veículos contarão com apoio para se desenvolver na internet.
Hard news, contextualização e divulgação de fontes
Além de “bolsas” para instigar a produção jornalística em vídeo, a “capa” do YouTube abre espaço para os mais diversos tipos de conteúdo informativo. A plataforma passa a contar com as seções ‘Top News’ e ‘Notícia Urgente’. A primeira exibe no resultado das buscas vídeos de fontes jornalísticas. A segunda mostra na home os vídeos produzidos por órgãos de mídia sobre uma notícia considerada importante. De início, o Brasil e outros 16 países recebem os dois recursos.
O YouTube avisa, ainda, que tem um time que será responsável por destacar (e valorizar) as fontes jornalísticas com maior credibilidade. Dessa forma, os usuários da plataforma de vídeos terão acesso a “pequenos trechos de artigos de organizações jornalísticas”. Materiais que serão exibidos nas buscas durante as “primeiras horas que se sucedem a uma notícia importante”. Haverá links que direcionem para à integra do conteúdo informativo em questão.