Opinião

12º correspondente internacional é expulso da Venezuela em 2019

Desde o começo do ano, o governo de Nicolás Maduro tem agido contra profissionais da imprensa. Jornalista espanhol se tornou o 12º correspondente internacional a ser expulso da Venezuela

Por Teresa Mioli. Texto publicado originalmente no site do Knight Center for Journalism in the Americas

Um jornalista espanhol é o mais recente correspondente internacional cobrindo a crise sociopolítica na Venezuela a ser ordenado a deixar o país pelo governo do presidente Nicolás Maduro, de acordo com a mídia local e internacional.

Em 8 de maio, Joan Guirado foi detido pelo Serviço Nacional de Inteligência Bolivariano (Sebin, por suas iniciais em espanhol). O jornalista foi mantido incomunicável e depois levado ao aeroporto de Maiquetía, segundo o OK Diario, jornal digital espanhol do qual ele é correspondente.

O jornalista Joan Guirado (Imagem: reprodução/YouTube)

“Recuperei a liberdade (parcial) depois de algumas horas detido pelo Sebin de Nicolás Maduro. Estou bem, querendo voltar para casa o mais rápido possível”, escreveu ele via Twitter, segundo a EFE. “Não é uma experiência agradável, especialmente quando a única coisa que você está fazendo é jornalismo”, disse o profissional sobre a atitude por parte de autoridades da Venezuela.

Os tuítes de Joan Guirado agora estão fechados para não seguidores, mas a EFE informou que ele também postou uma foto mostrando um carimbo em seu passaporte. Ele disse que o documento indicava sua expulsão do país.

No entanto, Jorge Rodríguez, ministro do Poder Popular para a Comunicação e Informação da Venezuela, postou no Twitter que Joan Guirado “deixou o país com seu visto de turista em condições normais no dia 7 de fevereiro”. Ele anexou uma imagem mostrando uma entrada no país em 2 de fevereiro. Não há, porém, indicações se possíveis voos posteriores foram feitos ao país, como apontou a imprensa local.

Repressão

O jornalista reportou sobre a repressão contra a imprensa local e internacional no país, segundo o OK Diario.

“A repressão contra profissionais da imprensa venezuelana e internacional é agora maior do que na primeira tentativa de acabar com o regime, no mês de janeiro”, afirmou ele, de acordo com o site. “A polícia bolivariana não apenas detém e expulsa os jornalistas, mas também os despoja de todos os seus pertences durante o processo de investigação antes de devolvê-los ao avião em que eles desembarcaram”.

A Associação Nacional de Jornalistas Venezuelanos (CNP), escreveu que Joan Guirado é o 12º correspondente internacional a ser deportado do país em 2019. Além disso, é 53º trabalhador de imprensa a ser detido.

Leia mais – ‘Especiais’:

Compartilhe
0
0
Knight Center

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas em Austin é um programa de extensão e capacitação profissional para jornalistas na América Latina e no Caribe. Organiza programas de treinamento que já beneficiaram milhares de jornalistas e professores de jornalismo nas Américas. O Centro Knight também ajudou a criar uma nova geração de organizações jornalísticas independentes. Essas organizações têm desenvolvido programas de treinamento auto-sustentáveis com o objetivo de aumentar os níveis éticos e profissionais do jornalismo, contribuindo assim ao aprimoramento da liberdade de imprensa e da democracia no hemisfério. O Knight Center publica um blog trilíngue em português, espanhol e inglês que cobre temas ligados ao jornalismo e à liberdade de imprensa na América Latina e no Caribe.

Recent Posts

Dia Nacional do Turismo é comemorado em 8 de maio

Na quarta-feira, 8 de maio, foi celebrado o Dia Nacional do Turismo. Oficialmente, o Dia…

14 minutos ago

Novas estratégias de marketing digital são exploradas em pequenas empresas

Em 2024, o marketing digital continua a evoluir, apresentando desafios e oportunidades crescentes para pequenas…

26 minutos ago

Tendências que devem causar impacto para o setor de segurança em 2024

À medida que a segurança mergulha na inovação tecnológica e se ajusta às necessidades sociais…

32 minutos ago

Radares inteligentes e semáforos conectados ajudam trânsito

A falta de atenção ao volante é uma das principais causas de acidentes de trânsito.…

39 minutos ago

Moda masculina vê mudança de comportamento do público

Camisas, calças, bermudas, gravatas, calçados, agasalhos. Mais do que acessórios que formam o visual, a…

1 hora ago

A divisão hidráulica da Wipro Infrastructure Engineering assina o acordo definitivo para a aquisição da Mailhot Industries

Wipro Hydraulics, empresa responsável pela fabricação de cilindros hidráulicos e componentes da Wipro Infrastructure Engineering,…

1 hora ago