ESPECIAIS

Ivan Moré é mais um a entrar na “dança das cadeiras”

iva more - danca das cadeiras - globo - globo esporte - sportv - capa
Departamento de esportes do Grupo Globo tem promovido uma "dança das cadeiras" desde 2018 (Imagem: reprodução)

Jornalista vai deixar o comando da versão paulista do ‘Globo Esporte’ para voltar à reportagem. Ivan Moré se torna mais um na lista recente de “dança das cadeiras” promovida desde o ano passado pelo núcleo de esportes da TV Globo e do SporTV

Ivan Moré não será mais o apresentador titular do ‘Globo Esporte’ para a praça São Paulo. Depois de quatro anos à frente da atração diária, ele será deslocado para outras atividades na emissora. Possivelmente, voltará a atuar como repórter. A mudança de função, que deve ocorrer em junho, faz com que o jornalista se torne mais um a participar da “dança das cadeiras” que ronda o departamento esportivo do Grupo Globo na televisão. Desde o ano passado, mudanças de cargos — e até de emissora — atingem profissionais da TV Globo e do SporTV.

Com o retorno de Ivan Moré às reportagens, Felipe Andreoli ajuda a movimentar a “dança das cadeiras”. Ele deixará o ‘Esporte Espetacular’, atração em que está desde 2017, para assumir a titularidade do ‘Globo Esporte’ paulista. Com a saída do ex-‘CQC’, o programa dominical terá Lucas Gutierrez como apresentador. Fora o desafio de comandar o ‘EE’, Lucas seguirá aparecendo na tela do SporTV. Desde janeiro, o comunicador é o responsável pelo ‘Fala Muito’. Atualmente, a atração tem 40 minutos de duração, sendo transmitido de segunda a sexta-feira, das 16h20 às 17h.

Ivan Moré assumiu a titularidade do ‘Globo Esporte’ de São Paulo após Tiago Leifert ir para o entretenimento da emissora

A saída de Felipe Andreoli para o ‘Globo Esporte’ faz com que o ‘EE’ renove a sua dupla de apresentadores em um semestre. Isso porque Fernanda Gentil saiu do programa em dezembro de 2018. Na ocasião, ela foi substituída por Bárbara Coelho, então responsável pelo ‘Tá na Área’, do SporTV. Desde que deixou o ‘Esporte Espetacular’, Fernanda Gentil integra a área de entretenimento da Rede Globo. Estima-se que ela ganhe, ainda em 2019, um programa diário de variedades.

iva more - "dança das cadeiras" - globo - 'globo esporte' - sportv
Ivan Moré: da apresentação do ‘Globo Esporte’ para a reportagem (Imagem: divulgação/Globo Play)

SporTV movimentado

Desde que os departamentos de esportes de SporTV, TV Globo e Globoesporte.com foram unificados, em agosto de 2017, tem se tornado comum profissionais do veículo pago serem “transferidos” para a emissora da televisão aberta. E vice-versa. Movimentação que se intensificou desde o fim de 2018. Em dezembro, foi confirmado o retorno de Glenda Kozlowski, ex-‘Esporte Espetacular’, ao “canal campeão”. Desde janeiro, ela aparece ao lado de Fred Ring na condução do ‘Tá na Área’. O fato marcou a volta dela à emissora da TV por assinatura depois de 21 anos.

Não foi só Glenda Kozlowski quem estreou no SporTV em janeiro deste ano. No mesmo mês, a direção de esportes do Grupo Globo promoveu outros lançamentos e fez algumas apostas na programação. Além do já mencionado Lucas Gutierrez e o seu ‘Fala Muito’, o “canal campeão” transformou o repórter Carlos Cereto em apresentador. Ele, que ficava em São Paulo, se mudou para o Rio de Janeiro para comandar o ‘Acabou a Brincadeira’. Na “dança das cadeiras” do departamento, um profissional foi recrutado da concorrência. Rodrigo Rodrigues deixou o Space/Esporte Interativo para desempenhar as funções que eram de responsabilidade de Cereto.

As movimentações seguiram com a presença de Ana Thaís Matos nas escalas de transmissões de futebol. A jornalista, que já integrava o time do ‘Troca de Passes’, começou a trabalhar como comentarista de jogo. A estreia foi no Campeonato Paulista, no confronto Ituano X Novorizontino. “Muito especial e eu tenho total consciência da representatividade e da responsabilidade em ser a única mulher comentarista de futebol em programas e agora em jogos dentro da Unidade de Esportes do Grupo Globo”, disse a cronista esportiva na ocasião, conforme registrado pelo site do Lance.

Você sabia? Antes de ser contratada pelo SporTV, Ana Thaís Matos era repórter da equipe esportiva da Rádio Globo de São Paulo

Ana Thaís Matos acumula, assim, comentários em jogos e… comentários no ‘Troca de Passes’. Estádio e estúdio também fazem parte das rotinas profissionais de Milton Leite e Roger Flores. ‘Mestre do Jornalismo‘ pelo Prêmio Comunique-se, Milton Leite tem ido além da narração. Desde o fim do ano passado, ele tem feito às vezes de entrevistador. Com edições semanais, o ‘Grande Círculo’ tem a bancada sob comando do locutor do bordão “que beleza”. Ex-meia de Fluminense e Corinthians, Roger também ganhou um programa de entrevistas para chamar de seu. O ex-jogador de futebol é quem apresenta o ‘Boleiragem’. As duas atrações são exibidas no SporTV e também na TV Globo.

ana thaís matos - ivan moré - "danca das cadeiras" - 'globo esporte' - tv globo - sportv
Ana Thaís Matos, a única mulher comentarista no SporTV (Imagem: divulgação/SporTV)

Enquanto uns ganham o status de apresentador, outros perdem. Com a “dança das cadeiras” concretizadas no começo de 2019, Domitila Becker e Lucas “Cartolouco” Strabko deixaram de fazer parte dessa lista. Juntos, eles apresentavam o ‘É Gol’, que foi extinto pela direção do SporTV. A jornalista deixou o Grupo Globo para viajar pelo mundo. “Sai da TV. Eu ia tirar férias, mas quando coloquei a mochila nas costas, ai já era”, disse ao UOL a profissional que já tinha feito algo similar em 2017. Strabko, por sua vez, segue nas reportagens, além de ser uma espécie de “embaixador” do Cartola FC, fantasy game promovido pelo conglomerado de mídia.

Mudanças nas manhãs

Responsável por comandar o bloco de esportes do ‘Bom Dia, Brasil’ desde janeiro de 2017, Cris Dias se despediu da função — e da TV Globo — no fim de março de 2019. A emissora anunciou que o contrato da jornalista não seria renovado. Para o lugar dela, a escolhida foi Carol Barcellos. Desde então, ela vem conciliando a participação no telejornal matinal com a reportagem.

Movimentações não têm ocorrido apenas de dezembro de 2018 para cá. Em abril do ano passado, o repórter Abel Neto deixou a TV Globo ao ser contratado pelo Fox Sports. Além de viajar para cobrir partidas de futebol pelo Brasil e em outros países, o premiado jornalista era o titular pelas informações esportivas do ‘Bom Dia São Paulo’. A saída dele da emissora, fez com que o telejornal passasse a contar com a presença de Thiago Oliveira. Ele, por sua vez, deixou de aparecer na programação do SporTV, onde apresentava o ‘Tá na Área’– então formando dupla com Bárbara Coelho, hoje no ‘Esporte Espetacular’.

Agito até na direção

Iniciada em 2018, a “dança das cadeiras” dentro do departamento de esportes da TV Globo e do SporTV alcançou a parte de gestão. Em agosto do ano passado, o jornalista Gustavo Maria foi promovido a diretor de redação da plataforma esportiva integrada – que une as duas emissoras e o site Globoesporte.com. Até então, o profissional era gerente de programas factuais. Com a promoção do comunicador-gestor, Ricardo Bereicoa foi selecionado para a função gerencial.

gustavo maria - sportv - globoesporte.com - grupo globo - 'globo esporte' - "dança das cadeiras""
O jornalista Gustavo Maria, diretor de redação do Esporte do Grupo Globo (Imagem: divulgação)

Leia mais – ‘Especiais’:

SOBRE O AUTOR

Anderson Scardoelli

Anderson Scardoelli

Jornalista, 29 anos. Formado pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e pós-graduado em jornalismo digital pela ESPM. Há dez anos no Grupo Comunique-se, onde idealizou os projetos 'Correspondente Universitário' e 'Leitor-Articulista'. Na empresa, já atuou como freelancer (inserção de conteúdo), estagiário de pesquisa, estagiário de redação, trainee de redação, subeditor e editor-júnior. É, desde maio de 2016, o editor responsável pelo Portal Comunique-se e pelo conteúdo do Prêmio Comunique-se.

3 Comentários

COMENTAR