Assistir a noticiários apresentados unicamente por mulheres tem se tornado algo cada vez mais comum para o público da TV Bandeirantes. Na última segunda-feira, 12, por exemplo, foi a primeira vez que o ‘Jornal da Band’ foi comandado por cinco mulheres. A equipe seguirá no programa por duas semanas.
Leia mais:
- CNN Brasil anuncia programa com Phelipe Siani e Mari Palma
- Responsável por sancionar a lei da TV Justiça, Marco Aurélio se aposenta
- Jornalistas na pandemia: cerca de 4 mil tiveram salários reduzidos
Esta é a primeira vez que o programa, detentor de uma das maiores audiências do canal, conta com uma equipe totalmente feminina. As jornalistas escolhidas para assumir o comando do telejornal exibido em pleno horário nobre da televisão brasileira foram Kalinka Schutel, Joana Treptow, Lana Canepa, Paloma Tocci e Juliana Rosa, ex-GloboNews que recentemente assinou contrato com a Band.
A equipe formada por mulheres, no entanto, não será fixa. De acordo com a própria Band e com publicação de Juliana Rosa, a formação seguirá no ar durante as férias do diretor de jornalismo do grupo de comunicação, Rodolfo Schneider, e a licença-médica do habitual apresentador do programa, Eduardo Oinegue.
Mais protagonismo feminino no jornalismo da Band
Além do ‘Jornal da Band’, as mulheres marcaram presença nos telejornais ‘Bora SP’ e ‘Bora Brasil’ e no esporte do canal. Para a surpresa do público, também na segunda-feira, o ‘Bora Brasil’ contou com uma âncora diferente, a jornalista Maiara Bastianello. A jornalista segue no programa junto a Thais Dias, em substituição ao colega de emissora, que encontra-se de férias.
Logo no início do programa, os telespectadores foram avisados sobre a substituição pela própria apresentadora. “Joel Datena de férias e com isso, estamos aqui hoje, eu e Thaís Dias”, disse.
Novo nome no esporte da Band
No departamento esportivo da Band, a presença feminina também ganhou mais um ponto. Ex-apresentadora do Fox Sports, Livia Nepomuceno foi contratada pelo canal no início da semana. Em comunicado enviado à imprensa, sua chegada é destacada como importante reforço tanto para o esporte, quanto para o jornalismo.
Um feito de tamanha importância não só para a Band, mas também para aquelas que sonham em seguir o nosso caminho
Livia Nepomuceno
“O ‘Show do Esporte’ é um dos programas de maior importância de toda a história da televisão brasileira, então é um orgulho imenso estrear justamente nele, ainda mais ao lado de outra mulher. Acredito que é um feito de tamanha importância não só para a Band, mas também para aquelas que sonham em seguir o nosso caminho”, revela a recém-contratada.
A apresentadora fará sua estreia no próximo domingo, 18. Seu início no ‘Show do Esporte’ será ao lado de Kalinka Schutel, enquanto Glenda Kozlowski e Elia Júnior acompanham as Olimpíadas 2021 em Tóquio, no Japão.
Opinião do público
O número de mulheres nas apresentações do canal foi motivo de repercussão entre os telespectadores. No caso do ‘Jornal do Brasil’, o vídeo da íntegra do programa conta com elogios à equipe nos comentários. “Melhor edição do jornal até hoje. Competência, credibilidade e elegância”, escreveu uma internauta.
Segundo matéria do site RD1, a novidade no programa resultou em números de audiência, superando a média do ‘Brasil Urgente – Nacional’, com José Luiz Datena. O programa acumulou média de 5 pontos, 5,5 pontos de pico e 7% de share.
Também no YouTube, a apresentação de Maiara Bastianello foi motivo de elogios por telespectadores do ‘Bora Brasil’. “Hoje no comando foram só as Super Poderosas. Show!”, comemorou um telespectador.