Revista eletrônica exibida nas noites de domingo desde 1973, o ‘Fantástico’ encerrará o ano da mesma forma que outros dois produtos do núcleo de jornalismo da Rede Globo de Televisão: líder isolado em audiência, mas com recorde negativo na média de pontuação do Ibope.
Leia mais:
- Palmeiras amplia parceria com a Globo
- Band pede ao público: “abrace a Bahia”
- Morre o jornalista José Maria Rabelo
A relação negativa do “show da vida” com o Ibope no decorrer de 2021 foi noticiada pela coluna editada por Ricardo Feltrin no portal UOL. A partir de dados obtidos junto ao instituto de pesquisa, o colunista informou que o programa fecharia o ano com média de 18,4 pontos e 30% de share (porcentagem entre todos televisores ligados no horário).
Os números apontados por Feltrin foram divulgados antes da última edição do ‘Fantástico’ no ano. A edição exibida no dia 26 de dezembro, no entanto, alteraria o consolidado para baixo. Isso porque, segundo o site O Planeta TV, a média da atração ficou em 17,4 pontos.
Sem contabilizar a última edição, 2021 foi o pior ano de audiência do ‘Fantástico’, superando em um décimo a marca negativa anterior — de 18,5 pontos de média, em 2020. O programa, aliás, fechou o terceiro ano consecutivo em queda na pontuação aferida pela Kantar Media Ibope.
Com o consolidado de mais uma temporada, é possível garantir que, em oito anos, o dominical da Globo perdeu mais de 17 pontos no Ibope. Em 2003, a média de audiência do programa ficou em 35,6, com share superando metade dos televisores ligados: 57,8% de participação.
Perda de audiência além do ‘Fantástico’
O ‘Fantástico’ não foi, contudo, a única atração do jornalismo da Rede Globo a fechar o ano dessa forma. Também líderes de audiência em seus respectivos horários de exibição, ‘Jornal Nacional’ e ‘Jornal da Globo’ fecharam 2021 com a pior média da história em termos de pontuação no Ibope.
Apresentado por William Bonner e Renata Vasconcellos, o ‘JN’ teve 24,4 pontos de média no decorrer dos últimos 12 anos. Sob comando de Renata Lo Prete, o ‘JG’ ficou com pontuação de 7,1 na aferição de janeiro a dezembro.
‘Fantástico’: Ibope dos últimos anos
Além de informar que o “show da vida” iria encerrar 2021 como o pior ano de sua história no quesito pontuação do Ibope, Ricardo Feltrin aproveitou para compartilhar com o público a média de audiência do programa dominical no decorrer das últimas duas décadas.
Abaixo, confira, ano por ano, a média de audiência registrada pelo ‘Fantástico’ desde 2001.