A profissão mais promissora de 2020 serve para jornalistas

Almir Rizzatto analisa o mercado para a profissão de social media. A função, segundo o LinkedIn, é mais promissora para 2020. E isso é importante para jornalistas — analisa o articulista-parceiro do Portal Comunique-se

Leia o artigo de Almir Rizzatto sobre social media, jornalistas e a profissão mais promissora para 2020

Se você é social media ou pretende se tornar um, o ano começou com boas notícias. Aliás, com ótimas perspectivas! Agora em janeiro, o LinkedIn divulgou uma lista das 15 profissões mais promissoras para 2020. E sabe qual é a profissão número 1? Gestor de mídias sociais!

Leia mais:

Nesta era em que estamos vivendo, com muitos negócios dependentes das redes sociais, o resultado do levantamento não é surpreendente. A demanda por profissionais especialistas em social media só cresce.

Mas, agora, começa a ficar mais claro quem é quem. O amadorismo terá cada vez menos espaço. Quando participo de reuniões, eventos ou mesmo durante as consultorias que realizo, vejo que o nível de conhecimento dos contratantes, hoje, é muito alto. Eles sabem o que querem, o tipo de retorno que as mídias sociais podem proporcionar. E, inclusive, o que deve ser feito.

Curso online de marketing digital para jornalistas

Curso online de SEO para jornalistas

Se os clientes ou empregadores dominam este universo, nós, social media e profissionais de comunicação em geral, precisamos dominar ainda mais. O contratante precisa sentir que você conhece mais do que ele e poderá ajudá-lo a ter mais engajamento nas páginas, criar estratégias eficazes e também vender mais.

Social media não é só fazer posts

Vale ressaltar que, diferentemente do que alguns pensam, ser um social media não é apenas pensar no conteúdo e publicar os posts. É preciso, entre outras coisas, conhecer bem o público da empresa, promover o máximo de interação com os curtidores/seguidores, atender os usuários, saber elaborar anúncios/campanhas, desenvolver relatórios, analisar métricas…

Portanto, se você acha que só o conhecimento como usuário de Facebook ou Instagram é suficiente, é melhor rever urgentemente este conceito. Caso contrário, as oportunidades que sobrarão serão aquelas que pagam valores afrontosos. E você acabará ficando no mesmo nível do sobrinho do cliente, que sabe “mexer nas redes sociais”.

O mercado está aí, sedento em busca ótimos social media. Você está pronto?

Compartilhe
0
0
Almir Rizzatto

Jornalista, especialista em marketing digital, consultor, instrutor de cursos e fundador da Escola Digitalista e da agência RZT Comunicação.

Recent Posts

Mulheres promovem empreendedorismo, capacitação e inclusão no setor educacional

Com foco em capacitação e inclusão escolar, professora cria projeto para apoiar educadores e famílias…

13 horas ago

Empresa de soluções de logística cresce 50%

A empresa acumula em 2024 mais de R$ 15 milhões em contratos, o que reforça…

13 horas ago

Executivos debatem sobre papel dos dados e IA nas empresas

O Data & AI for Business, evento que conta com a parceria da Microsoft e…

13 horas ago

Técnica Safe Lips reduz riscos no preenchimento labial

Com aplicação precisa e menos invasiva, a técnica traz mais segurança usando cânulas em vez…

13 horas ago

Por ‘net zero’, cimenteira Lafarge Canada investe em automação

Fábrica de cimento da empresa em Kingston, Canadá, terá novo controle de processos; sistema vai…

13 horas ago

Expolog debate tendências da logística, agronegócio e equidade de gênero

Evento dá início à sua 19ª edição com presença do embaixador do Panamá, Flavio Gabriel…

13 horas ago