COMUNICAÇÃO

Fotojornalismo do Senado rende tema de mestrado

fotojornalismo do senado - fotografia - jonas pereira senado - mestrado
Serviço de fotografia da Casa tem atuação voltada à produção jornalística. As imagens compõem o acervo fotográfico de sites do Senado e também podem ser acessadas livremente em banco de imagens no Flickr . (Imagem: Jonas Pereira/Agência Senado)

A repercussão do resultado do fotojornalismo do Senado virou tese de mestrado de servidor da Casa na Universidade Federal de Goiás (UFG)

Responsável pela cobertura fotográfica de todas as atividades legislativas e institucionais do Senado, o Serviço de Fotografia (Sefoto) da Casa produziu em 2019 cerca de 548 mil fotos, mais que o dobro do ano anterior. Desta quantidade, 129.743 foram catalogadas no acervo histórico da Secretaria de Comunicação (Secom) e 51.015 foram inseridas no banco de imagens Flickr do Senado na internet.

Leia mais:

Os dados são do relatório de atividades fotográficas feito pelo setor. A repercussão desse resultado virou tese de mestrado de servidor da Casa na Universidade Federal de Goiás (UFG). O estudo mostrou que a reprodução do material alcança páginas de jornais e revistas e em portais da internet de todo o país e em várias partes do mundo.

De acordo com o chefe do Sefoto, Leonardo Alves Sá, o expressivo aumento da produção se deu em razão do acréscimo das atividades legislativas por ocasião da troca de legislatura. “Todas as vezes em que há mudanças na legislatura aumenta-se a quantidade de pautas legislativas. A renovação de mais de dois terços dos senadores em 2019 refletiu diretamente no nosso trabalho”.

O Sefoto tem atuação voltada à produção jornalística, cujos registros fotográficos ilustram as matérias publicadas no portal Senado Notícias. Essas imagens, por sua vez, compõem o acervo fotográfico do site da Casa e também podem ser acessadas livremente no banco de imagens Flickr do Senado na internet, que hoje conta com mais de 260 mil fotos.

Para cobrir todas as atividades da Casa, o Serviço de Fotografia realiza um trabalho quase que ininterrupto dividido em três turnos: manhã, tarde e noite. Esse trabalho é feito por uma equipe de oito repórteres fotográficos, seis editores, quatro operadores responsáveis pela legenda e catalogação de imagens para o acervo e uma pessoa na gestão de pedidos externos. “O nosso trabalho não para. Estamos aqui todos os dias acompanhando atividades parlamentares, sessões plenárias, comissões, atividades institucionais e acompanhando os veículos de comunicação da Casa”, explica Leonardo Alves Sá.

Ampla circulação

Dissertação de mestrado do servidor do Senado Tadeu Sposito, apresentado na Faculdade de Informação e Comunicação da UFG, teve como propósito entender o processo de circulação de imagem, ressignificação e recontextualização de 1.219 fotografias produzidas pela Casa em 2019 e usadas pelo site Wikipédia na internet. Os estudos revelaram que essas imagens têm ampla circulação e são utilizadas para ilustrar 2.112 verbetes em 90 idiomas, com alcance global até então não imaginado pela equipe de fotografia do Senado.

Para Tadeu Sposito, entender o processo de ressignificação dessas imagens e avaliar o alcance que elas obtiveram na página da enciclopédia livre virtual mais acessada do mundo foram um trabalho de extrema relevância para o Senado. Ele ressaltou que essas fotografias contribuem não apenas com o processo de construção da memória pública coletiva sobre o próprio Senado, o Parlamento e o país, mas o seu uso extrapola a função original para a qual elas foram capturadas.

Leonardo Alves Sá destacou que os números e descobertas reveladas no trabalho de Tadeu trazem subsídios científicos e comprovam a magnitude do trabalho realizado pela Casa. “Nós sabemos que o trabalho que fazemos extrapola o uso da nossa atividade original, que é a cobertura dos trabalhos institucionais e legislativos, mas o trabalho acadêmico revelou que ele vai além da Secom. Isso nos traz grande satisfação porque nos aproxima do cidadão muito mais do que poderíamos imaginar”, concluiu.

COMO AGÊNCIAS PODEM CRESCER FATURAMENTO COM O INFLUENCER MARKETING?

Webinar

14/07 às 16:00