A mais nova ação especial do Jornal Nacional movimentou diferentes redes sociais. Na última quinta-feira, 10, tanto o telejornal quanto o nome do âncora figuraram, por horas, entre os principais assuntos do momento no Twitter. Após a transmissão da campanha, o assunto foi transformado também em “meme”.
Leia mais:
- STF cria jurisprudência em favor de jornalistas atacados pelo Estado
- Com mais ao vivo, GloboNews cresce em audiência e faturamento
- DNA Content: J&F e Canal Rural comemoram cases de sucesso com produtora
A campanha, que tem como objetivo “humanizar” os jornalistas para a população, foi recebida com grande expectativa, já que havia sido anunciada em tom de mistério nas redes sociais de William Bonner. Em três vídeos e uma imagem publicados ao longo do dia, o apresentador do telejornal mencionava uma surpresa e um “momento especial”.
Nos comentários, o público criou hipóteses do que poderia ser a surpresa mencionada por ele. As mais citadas foram a aposentadoria do apresentador, uma comemoração de aniversário de sua companheira de bancada, Renata Vasconcellos, ou até mesmo o impeachment do presidente Jair Bolsonaro.
Apesar disso, de acordo com dados do Ibope divulgados em matéria do site Notícias da TV, a estratégia para atrair mais audiência não deu muito resultado. O Jornal Nacional teria registrado 25 pontos na última quinta-feira, número menor do que o mesmo dia, na semana anterior, no qual foi alcançada a marca de 25,3.
Ao ser revelada, a campanha tornou-se assunto mais uma vez, dividindo opiniões. Ao passo que alguns elogiaram a iniciativa, outros demonstraram frustração, devido ao mistério criado. Além disso, a campanha foi criticada por colocar o jornalista como ponto central da notícia.
Que foda. Tô emocionado. #JornalNacional
— Fernando Oliveira (@fefito) June 11, 2021
O Brasil depois de saber da notícia tão esperada do William Bonner. #JornalNacional pic.twitter.com/MOYtqa3qrH
— Jonathan Willian (@Jonathanwsg) June 11, 2021
Bonner não fala pelos Jornalistas… pic.twitter.com/ch4p9XRZ1J
— Osvaldo (@Opif_Pires) June 11, 2021
‘Fatos e Pessoas’
A campanha “Fatos e pessoas”, do Jornal Nacional, dará luz ao lado humano dos jornalistas da Globo. Nos intervalos do telejornal serão mostrados vídeos e áudios pessoais da equipe, a fim de revelar os sentimentos, medos e angústias sentidos pelos profissionais. “Jornalista pode até passar uma imagem de que faz isso tudo com facilidade, como se fosse invencível, sem medo de adoecer, sem cansaço, sem saudade. Mas não. Os filmes vão mostrar que nós, jornalistas, damos as notícias que nós próprios vivenciamos”, afirmou William Bonner no anúncio da novidade.