COMUNICAÇÃO

Acusada de plágio, Globo admite inspiração em vídeo em homenagem ao Foo Fighters

globo campanha fim de ano
(Imagem: Divulgação)

Campanha de fim de ano da Globo foi lançada na edição de domingo, 19, do ‘Fantástico’

O vídeo em homenagem à banda Foo Fighters, gravado em 2015 por fãs italianos, serviu de inspiração para a campanha de fim de ano do Grupo Globo, mas não foi a única. A empresa de comunicação falou sobre o assunto após a acusação de plágio que surgiu na internet com o lançamento do clipe durante o ‘Fantástico’ de domingo, 19. No material, o elenco e o time de jornalismo e de esporte do canal se juntam a instrumentistas e produtores musicais para a gravação da tradicional música Um novo tempo.

Com direção de criação feita por Sergio Valente, diretor de Comunicação da Globo, Mariana Sá e Leandro Castilho, o filme de três minutos mostra mais de mil pessoas que formam uma grande banda. Com o mote #VamosTocarJuntos, o vídeo foi gravado nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, e serviu como pré-estreia do MG4, complexo de três estúdios, com área total de 4.500 m2, que está sendo construído para gravação de novelas. Assim como o clipe feito pelo coletivo Rockin´ 1000 para convencer a banda de Dave Grohl a tocar na cidade de Cesena, o vídeo da Globo traz um grupo ao ar livre tocando instrumentos, com tomadas aéreas, em clima descontraído e com enquadramentos e detalhes parecidos.

Na divulgação inicial feita pela Globo em texto enviado à imprensa, a inspiração não é mencionada. Questionada pela reportagem do Portal Comunique-se, a emissora contou que a ideia do vídeo deste ano nasceu da evolução da campanha de 2016 e que a produção em homenagem ao Foo Fighters foi uma das referências, sendo inclusive usada internamente no convite ao elenco para dar uma ideia do resultado a ser alcançado.

“Essa foi uma referência que surgiu depois de termos tomado a decisão pela ideia da grande banda brasileira. Mas não foi a única. Estudamos essa, algumas outras execuções do projeto Rockin1000, que já montou essas grandes bandas para tocar AC/DC e Zeppelin. Uma das referências de clima foi também a de uma ação de fãs cantando juntos Beatles na Trafalgar Sq, em Londres. Juntas, essas referências, entre outras, ajudaram a construir a evolução do encontro do ano passado”, afirma a Globo.

Veja, abaixo, os dois vídeos:

Leia mais

Mulher é estuprada durante gravação de atração da Globo
Escândalo da Fifa: furo do BuzzFeed faz TV Globo se defender em pleno ‘Jornal Nacional’
Ministério Público viola sigilo de fonte de repórter de O Globo

 

SOBRE O AUTOR

Redação Comunique-se

Redação Comunique-se

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se. Atualmente, a redação é composta pelo editor Anderson Scardoelli e a repórter sênior Nathália Carvalho.

COMENTAR

COMENTAR