Um ano e dez meses depois de se tornar réu por terrorismo, o jornalista Felipe Oliveira foi absolvido da acusação pela 14ª Vara Federal de Curitiba. Ele havia sido denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) após entrar disfarçado em fóruns virtuais e manter contato com integrantes de grupos brasileiros simpatizantes do terrorismo, como a organização ISIS, com o objetivo de apurar informações para reportagens. Em fevereiro de 2018, a Justiça Federal aceitou a denúncia.
A apuração de Felipe Oliveira rendeu trabalhos para a Folha de S.Paulo e para o ‘Fantástico‘, veiculados em março e julho de 2016, respectivamente. Segundo o MPF, o jornalista incentivou a prática de ilícitos e “promoveu a organização terrorista Estado Islâmico”.
O juiz Ricardo Rachid de Oliveira, que assina a sentença, concluiu que as conversas do profissional com os integrantes dos grupos brasileiros – identificados e detidos pela Polícia Federal na Operação Hashtag, em 2016 – tinham como único objetivo obter informações para gerar pautas jornalísticas.
“(…) Em nenhum momento Felipe permitiu ou tentou viabilizar que o Estado Islâmico, por meio de suas células terroristas ou ‘lobos solitários’, alcançassem os seus objetivos”, aponta o magistrado, ao absolver o jornalista. “[N]ão há como sustentar que a conduta do réu comporte promoção, constituição, interação ou prestação de auxílio a organização terrorista, a partir dos elementos de prova colhidos nos autos”.
Felipe Oliveira se mostra aliviado com a decisão pela absolvição de vínculo ao terrorismo. O processo criminal, segundo ele, rendeu problemas nas esferas pessoal e profissional.
O MPF ainda pode recorrer contra a decisão.
Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…
Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…
O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…
ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…
Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…
Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…