Paradigmas gigantescos estão sendo quebrados nesta crise – mas os maiores deles talvez nem estejam da porta para fora. Na nossa própria cabeça, muita coisa tem mudado. Antigas certezas, convicções que agora já não fazem mais sentido, novas verdades e necessidades: enquanto o cérebro sai da zona de conforto, tenho certeza de que muitas línguas também estão sendo mordidas.
Até há poucos meses, muitos gestores sequer imaginavam a rotina de sua equipe em home office. Falta de controle? Improdutividade? E as reuniões? E o olho a olho com o cliente? Veio a pandemia, e a novidade foi introduzida à força nas organizações. E não é que tem dado certo?
O sucesso da maioria das experiências em home office escancara como boa parte das empresas ainda está refém de modelos pré-estabelecidos. O coronavírus trouxe – e ainda trará – consequências gravíssimas para a saúde e a economia, mas gera inúmeros aprendizados. Da noite para o dia, companhias foram obrigadas a revolucionar operações, pivotar negócios e mergulhar cada vez mais no universo digital. E saiu na frente quem se antecipou, fazendo isso com agilidade e assertividade.
A pandemia não durará para sempre; mas essa nova exigência de transformação constante, sim. E, para isso, um líder deve estar atento a três atitudes.
A pandemia acelerou todo esse processo – e o mundo que virá depois disso estará ainda mais rápido. Só conseguiremos acompanhar essa marcha nos desfazendo dos paradigmas que travam nossa mente. E, para isso, é preciso de atitude. Para já!
***** ***** ***** ***** *****
Por Márcio Coelho, CEO da BriviaDez.
O Dubai Future Forum faz previsões ousadas com a participação de 2 milhões de pessoas…
– Para fornecer novas tecnologias de visualização para produtos biofarmacêuticos no maior centro de pesquisa…
A empresa esportiva PUMA lançou o Green Flags, uma série de podcasts em cinco partes…
A Moody’s Corporation (NYSE:MCO) anunciou hoje que adquiriu a Numerated Growth Technologies (Numerated), uma plataforma…
A Veea irá apoiar a implementação da DeepGreenX de uma rede de energia virtual mundial…
No ano passado, a empresa expandiu sua infraestrutura de rede, base de clientes e operações…