As 3 atitudes de um líder transformador

Portal Comunique-se publica artigo exclusivo que serve, em linhas gerais, para o jornalismo e outros segmentos da comunicação

Márcio Coelho, CEO da BriviaDez, fala das atitudes necessárias para um líder transformador

Paradigmas gigantescos estão sendo quebrados nesta crise – mas os maiores deles talvez nem estejam da porta para fora. Na nossa própria cabeça, muita coisa tem mudado. Antigas certezas, convicções que agora já não fazem mais sentido, novas verdades e necessidades: enquanto o cérebro sai da zona de conforto, tenho certeza de que muitas línguas também estão sendo mordidas.

Leia mais:

Até há poucos meses, muitos gestores sequer imaginavam a rotina de sua equipe em home office. Falta de controle? Improdutividade? E as reuniões? E o olho a olho com o cliente? Veio a pandemia, e a novidade foi introduzida à força nas organizações. E não é que tem dado certo?

O sucesso da maioria das experiências em home office escancara como boa parte das empresas ainda está refém de modelos pré-estabelecidos. O coronavírus trouxe – e ainda trará – consequências gravíssimas para a saúde e a economia, mas gera inúmeros aprendizados. Da noite para o dia, companhias foram obrigadas a revolucionar operações, pivotar negócios e mergulhar cada vez mais no universo digital. E saiu na frente quem se antecipou, fazendo isso com agilidade e assertividade.

“Até há poucos meses, muitos gestores sequer imaginavam a rotina de sua equipe em home office” (Márcio Coelho)

A pandemia não durará para sempre; mas essa nova exigência de transformação constante, sim. E, para isso, um líder deve estar atento a três atitudes.

  1. A primeira é ter um olhar holístico sobre a situação. O mundo mudou, e quem diz que sua empresa segue a mesma está mentindo ou à beira da falência. O líder de um processo de transformação deve ter uma visão ampla da situação – levando em conta diversos pontos de vista. Jamais uma única solução servirá para resolver todos os problemas.
  2. Estar aberto ao erro é outra atitude fundamental. Num ambiente de transformação contínua, as organizações precisam desaprender velhos ensinamentos e testar o novo – e rápido. E é impossível fazer isso estando presos à perfeição. Saiba conviver com o erro: o caminho da aprendizagem por fases beta, um ou outro tropeço e muitas adequações.
  3. Da mesma forma, é preciso começar hoje a trabalhar para o amanhã. O dia a dia é uma armadilha: sempre haverá uma pauta de assuntos a serem vencidos. E eles quase sempre se acumulam para o dia seguinte. Interromper esse ciclo é papel de um líder. A crise do coronavírus nos ensina que está melhor hoje quem fez o dever de casa no passado. Por isso, prepare sua equipe, convide seus melhores líderes e gestores para pensar no amanhã. Para sobreviver em um mundo cheio de surpresas e mudanças, esteja sempre três passos a frente. Por que não começar fazendo isso agora?

“O mundo mudou, e quem diz que sua empresa segue a mesma está mentindo ou à beira da falência” (Márcio Coelho)

A pandemia acelerou todo esse processo – e o mundo que virá depois disso estará ainda mais rápido. Só conseguiremos acompanhar essa marcha nos desfazendo dos paradigmas que travam nossa mente. E, para isso, é preciso de atitude. Para já!

***** ***** ***** ***** *****

Por Márcio Coelho, CEO da BriviaDez.

Compartilhe
0
0
Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Recent Posts

NielsenIQ (NIQ) designa Steen Lomholt-Thomsen como Diretor Comercial

Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente

19 horas ago

Rampur Distillery ilumina Diwali na Times Square, em Nova York

Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…

2 dias ago

Redtrust cria soluções para controle on-line de documentos

Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…

2 dias ago

Marca de joias anuncia primeira linha feminina e nova CEO

Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…

2 dias ago

Alimentação infantil saudável é apresentada para pediatras

A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…

2 dias ago

Herbíssimo lança nova linha de skincare para axilas

Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…

2 dias ago