Cantoras foram representadas em ilustração com braçadeira que exibe a suástica, símbolo do nazismo
Em nota oficial, a dupla Maiara & Maraisa sinaliza que irá processar a Folha de S. Paulo e o colunista Anderson França
O jornal Folha de S. Paulo e o colunista Anderson França devem ser processados por Maiara & Maraisa. Ao menos é o que sinaliza a dupla, que foi associada ao nazismo em imagem veiculada junto a artigo com críticas ao silêncio de determinados grupos artísticos sobre o discurso que acarretou na queda de Roberto Alvim do secretariado especial da Cultura do governo Bolsonaro. O texto foi publicado originalmente na terça, 21, mas a ilustração acabou sendo retirada do ar horas depois.
Leia mais:
- Entidades repudiam denúncia contra Glenn Greenwald
- Desafios dos jornalistas na era digital – por Raquel Rodrigues
- O homem de 100 capas de revista
“Associar a dupla ao nazismo é uma grande irresponsabilidade e uma agressão as cantoras que repudiam toda e qualquer atitude que remeta a essa época tão sombria da história”, afirma a dupla em nota divulgada pelas redes sociais. “Diante de tamanha agressão e irresponsabilidade, o departamento jurídico das artistas já foi acionado para que os responsáveis respondam juridicamente pelos seus atos”, complementa o conteúdo assinado pelas cantoras. Elas salientam serem defensoras da liberdade de imprensa.
Em meio à possibilidade de se tornar alvo de processo judicial e devido à repercussão negativa da ilustração que tenta atrelar Maiara & Maraisa ao nazismo, a direção da Folha de S. Paulo agiu. O jornal usou o Twitter para pedir desculpas às artistas. “A Folha pede desculpas à dupla Maiara e Maraisa pela ilustração de autoria de Anderson França publicada em artigo do colunista nesta terça”, pontuou a “nota da redação” do veículo. O texto, contudo, segue disponível no site da marca.
Orientação editorial
Junto à tentativa de se desculpar junto à dupla sertaneja, a Folha de S. Paulo se posicionou em relação às cantoras e ao regime criminoso liderado por Adolf Hitler. “Não há na biografia da dupla nada que possa associá-la ao símbolo odioso que foi inserido. A ilustração já foi retirada do ar, em respeito à dupla e também por não coincidir com a orientação editorial do jornal”. O veículo não explicou como a ilustração com alusão a Maiara & Maraisa em versão nazista chegou, então, a ser publicada.
Mais ofensas
Enquanto a Folha de S. Paulo se desculpou, Anderson França seguiu ofendendo as artistas. O colunista usou a página que mantém no Facebook para avisar: transformará que a ilustração em camiseta e bandeira. Em textão, Anderson França partiu para um discurso religioso. Afirmou que Maiara & Maraisa são “duas vezes mais filhas do inferno que os fariseus”, caso realizem na vida o que entoam em suas músicas. “Porque o que sai da boca de vocês aparentemente provém de Satanás”, prosseguiu o colunista.
Apesar de tais ofensas disparadas por Anderson França contra Maiara & Maraisa, a Folha de S. Paulo não se pronunciou a respeito da continuidade da parceria com o colunista.