COMUNICAÇÃO

Associada ao nazismo, dupla deve processar a Folha de S. Paulo

nazismo - suástica - charge de anderson frança da folha de s. paulo - maiara & maraisa
Suástica, símbolo do nazismo. Colunista o usou para relacionar Maiara & Maraisa ao nazismo. (Imagem: reprodução)

Cantoras foram representadas em ilustração com braçadeira que exibe a suástica, símbolo do nazismo

Em nota oficial, a dupla Maiara & Maraisa sinaliza que irá processar a Folha de S. Paulo e o colunista Anderson França

O jornal Folha de S. Paulo e o colunista Anderson França devem ser processados por Maiara & Maraisa. Ao menos é o que sinaliza a dupla, que foi associada ao nazismo em imagem veiculada junto a artigo com críticas ao silêncio de determinados grupos artísticos sobre o discurso que acarretou na queda de Roberto Alvim do secretariado especial da Cultura do governo Bolsonaro. O texto foi publicado originalmente na terça, 21, mas a ilustração acabou sendo retirada do ar horas depois.

Leia mais:

“Associar a dupla ao nazismo é uma grande irresponsabilidade e uma agressão as cantoras que repudiam toda e qualquer atitude que remeta a essa época tão sombria da história”, afirma a dupla em nota divulgada pelas redes sociais. “Diante de tamanha agressão e irresponsabilidade, o departamento jurídico das artistas já foi acionado para que os responsáveis respondam juridicamente pelos seus atos”, complementa o conteúdo assinado pelas cantoras. Elas salientam serem defensoras da liberdade de imprensa.

maiara & maraisa - folha de s. paulo - colunista anderson frança - charge sobre nazismo
(Imagem: divulgação)

Em meio à possibilidade de se tornar alvo de processo judicial e devido à repercussão negativa da ilustração que tenta atrelar Maiara & Maraisa ao nazismo, a direção da Folha de S. Paulo agiu. O jornal usou o Twitter para pedir desculpas às artistas. “A Folha pede desculpas à dupla Maiara e Maraisa pela ilustração de autoria de Anderson França publicada em artigo do colunista nesta terça”, pontuou a “nota da redação” do veículo. O texto, contudo, segue disponível no site da marca.

Orientação editorial

Junto à tentativa de se desculpar junto à dupla sertaneja, a Folha de S. Paulo se posicionou em relação às cantoras e ao regime criminoso liderado por Adolf Hitler. “Não há na biografia da dupla nada que possa associá-la ao símbolo odioso que foi inserido. A ilustração já foi retirada do ar, em respeito à dupla e também por não coincidir com a orientação editorial do jornal”. O veículo não explicou como a ilustração com alusão a Maiara & Maraisa em versão nazista chegou, então, a ser publicada.

maiara & maraisa - folha de s. paulo - colunista anderson frança - charge sobre nazismo - desculpas
(Imagem: reprodução/Twitter)

Mais ofensas

Enquanto a Folha de S. Paulo se desculpou, Anderson França seguiu ofendendo as artistas. O colunista usou a página que mantém no Facebook para avisar: transformará que a ilustração em camiseta e bandeira. Em textão, Anderson França partiu para um discurso religioso. Afirmou que Maiara & Maraisa são “duas vezes mais filhas do inferno que os fariseus”, caso realizem na vida o que entoam em suas músicas. “Porque o que sai da boca de vocês aparentemente provém de Satanás”, prosseguiu o colunista.

Apesar de tais ofensas disparadas por Anderson França contra Maiara & Maraisa, a Folha de S. Paulo não se pronunciou a respeito da continuidade da parceria com o colunista.

SOBRE O AUTOR

avatar

Anderson Scardoelli

Orelhudo, observador e contador de histórias. Não necessariamente nessa ordem. De sua querida Estância Turística de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, para o mundo. Graduado em jornalismo pela Uninove e com especialização em jornalismo digital pela ESPM, mas gosta mesmo de dizer que foi formado pelo Comunique-se. Trabalha na empresa há mais de 10 anos, indo de estagiário de pesquisa a editor sênior. No meio do caminho, foi estagiário de redação, trainee, subeditor, editor júnior e editor pleno. Gosta de escrever e de falar sobre (adivinhem?) jornalismo!

COMENTAR

COMENTAR