Opinião

Band lança noticiário exibido na madrugada

‘1º Jornal’ estreia com apresentação de João Paulo Vergueiro

‘Bora Brasil’, com Joel Datena e Laura Ferreira, é outra novidade do jornalismo da Band

Depois da reformulação da grade noturna da GloboNews e do agito em torno da chegada da CNN Brasil, é a vez da Band movimentar o seu departamento de jornalismo. A partir de segunda-feira, 16, o canal de TV aberta contará com um telejornal exibido em plena madrugada. A emissora lançará, na mesma data, noticiário de alcance nacional.

Leia mais:

Sob comando do jornalista João Paulo Vergueiro, o ‘1º Jornal’ será responsável por “abrir” a sequência de produções a serem mantidas diariamente pelo jornalismo da Band. O novo programa irá ao ar das 3h45 às 6h. Ao vivo, contará com edições de segunda a sexta-feira. Pensado para dar maior dinamismo ao apresentador, o cenário contará com púlpito em vez da tradicional bancada.

Em termos de conteúdo, o ‘1º Jornal’ terá participações ao vivo de repórteres e integrações com filiais e afiliadas da Band espalhadas Brasil afora. O novo telejornal chega com quadros fixos, como a previsão do tempo com Laura Ferreira e boletim esportivo com o Craque Neto.

Dinamismo

“Vamos levar ao telespectador informações de trânsito, previsão de tempo e uma participação muito grande das praças. A cada 30 minutos teremos um giro de notícias atualizadas de todos os acontecimentos para que o público fique muito bem informado sobre todos os assuntos importantes que aconteceram durante a noite e a madrugada”, adianta João Paulo Vergueiro.

Diretor nacional de jornalismo da Band e ‘Mestre do Jornalismo’ do Prêmio Comunique-se como líder de veículo de comunicação, Fernando Mitre avisa que o telejornal foi planejado para ser dinâmico. “É informação na veia, começando às 3h45 e já dando ao telespectador, com objetividade e ritmo, um painel variado – e em atualização rápida e permanente – tudo o que ele precisa saber para iniciar o dia”, afirma. “O ‘1º Jornal’ leva para mais cedo a tradição de Jornalismo da Band, acentuando sua maior qualidade: o atendimento ao interesse público”, complementa o executivo.

Laura Ferreira e Joel Datena: ‘Bora SP’ e ‘Bora Brasil’. (Imagem: divulgação/Band)

5 horas de jornalismo

Já na parte da manhã, João Paulo Vergueiro deixará o ar e entregará a audiência do ‘1º Jornal’ para outro produto informativo. Ao menos para a praça São Paulo. Das 6h às 8h, a emissora transmitirá o ‘Bora SP’. Em novo horário, começando uma hora mais cedo, o programa seguirá sendo apresentado pela dupla composta por Joel Datena e Laura Ferreira. Prestação de serviços e os trabalhos da equipes de reportagem seguirão em pauta.

Depois das 8h, Joel Datena e Laura Ferreira vão permanecer por mais de 60 minutos na programação da Band. A partir de 16 de março, eles vão apresentar o ‘Bora Brasil’. Apresentado em rede, a atração informativa terá repórteres espalhados em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba. Exibido até às 9h, o programa fará com que a Band passe a oferecer de forma ininterrupta mais de 5 horas de jornalismo ao vivo.

Em parceria com afiliadas

Joel Datena pontua que o novo telejornal matinal não tem Brasil no nome à toa. “A participação das emissoras da Band em todo o país é nossa joia rara. A Band é a TV aberta com o maior número de praças pelo país (são 71, entre próprias e afiliadas) e vamos conseguir dar notoriedade a essas regiões de uma forma mais forte e clara”, afirma o apresentador.

“Serão pelo menos dez links ao vivo ao longo do programa para falar sobre os principais acontecimentos no país”, prossegue o jornalista. Nesse sentido, ele é acompanhado por Laura Ferreira. “As duas principais características do Bora Brasil são dinamismo e agilidade. Queremos que as pessoas saiam de casa bem informadas com as principais notícias que serão assunto ao longo do dia”, explica a funcionária da Band, canal que tirará da grade o ‘Café com Jornal’, mas terá suas madrugadas e manhãs tomadas pelo jornalismo.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

NielsenIQ (NIQ) designa Steen Lomholt-Thomsen como Diretor Comercial

Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente

19 horas ago

Rampur Distillery ilumina Diwali na Times Square, em Nova York

Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…

2 dias ago

Redtrust cria soluções para controle on-line de documentos

Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…

2 dias ago

Marca de joias anuncia primeira linha feminina e nova CEO

Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…

2 dias ago

Alimentação infantil saudável é apresentada para pediatras

A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…

2 dias ago

Herbíssimo lança nova linha de skincare para axilas

Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…

2 dias ago