ESPECIAIS

Band lança noticiário exibido na madrugada

joão paulo vergueiro apresenta o 1º jornal - novidade do jornalismo da Band
'1º Jornal' chega com comando de João Paulo Borges. (Imagem: divulgação/Band)

‘1º Jornal’ estreia com apresentação de João Paulo Vergueiro

‘Bora Brasil’, com Joel Datena e Laura Ferreira, é outra novidade do jornalismo da Band

Depois da reformulação da grade noturna da GloboNews e do agito em torno da chegada da CNN Brasil, é a vez da Band movimentar o seu departamento de jornalismo. A partir de segunda-feira, 16, o canal de TV aberta contará com um telejornal exibido em plena madrugada. A emissora lançará, na mesma data, noticiário de alcance nacional.

Leia mais:

Sob comando do jornalista João Paulo Vergueiro, o ‘1º Jornal’ será responsável por “abrir” a sequência de produções a serem mantidas diariamente pelo jornalismo da Band. O novo programa irá ao ar das 3h45 às 6h. Ao vivo, contará com edições de segunda a sexta-feira. Pensado para dar maior dinamismo ao apresentador, o cenário contará com púlpito em vez da tradicional bancada.

Em termos de conteúdo, o ‘1º Jornal’ terá participações ao vivo de repórteres e integrações com filiais e afiliadas da Band espalhadas Brasil afora. O novo telejornal chega com quadros fixos, como a previsão do tempo com Laura Ferreira e boletim esportivo com o Craque Neto.

Dinamismo

“Vamos levar ao telespectador informações de trânsito, previsão de tempo e uma participação muito grande das praças. A cada 30 minutos teremos um giro de notícias atualizadas de todos os acontecimentos para que o público fique muito bem informado sobre todos os assuntos importantes que aconteceram durante a noite e a madrugada”, adianta João Paulo Vergueiro.

Diretor nacional de jornalismo da Band e ‘Mestre do Jornalismo’ do Prêmio Comunique-se como líder de veículo de comunicação, Fernando Mitre avisa que o telejornal foi planejado para ser dinâmico. “É informação na veia, começando às 3h45 e já dando ao telespectador, com objetividade e ritmo, um painel variado – e em atualização rápida e permanente – tudo o que ele precisa saber para iniciar o dia”, afirma. “O ‘1º Jornal’ leva para mais cedo a tradição de Jornalismo da Band, acentuando sua maior qualidade: o atendimento ao interesse público”, complementa o executivo.

laura ferreira e joel datena - jornalismo da band com novidades
Laura Ferreira e Joel Datena: ‘Bora SP’ e ‘Bora Brasil’. (Imagem: divulgação/Band)

5 horas de jornalismo

Já na parte da manhã, João Paulo Vergueiro deixará o ar e entregará a audiência do ‘1º Jornal’ para outro produto informativo. Ao menos para a praça São Paulo. Das 6h às 8h, a emissora transmitirá o ‘Bora SP’. Em novo horário, começando uma hora mais cedo, o programa seguirá sendo apresentado pela dupla composta por Joel Datena e Laura Ferreira. Prestação de serviços e os trabalhos da equipes de reportagem seguirão em pauta.

Depois das 8h, Joel Datena e Laura Ferreira vão permanecer por mais de 60 minutos na programação da Band. A partir de 16 de março, eles vão apresentar o ‘Bora Brasil’. Apresentado em rede, a atração informativa terá repórteres espalhados em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba. Exibido até às 9h, o programa fará com que a Band passe a oferecer de forma ininterrupta mais de 5 horas de jornalismo ao vivo.

Em parceria com afiliadas

Joel Datena pontua que o novo telejornal matinal não tem Brasil no nome à toa. “A participação das emissoras da Band em todo o país é nossa joia rara. A Band é a TV aberta com o maior número de praças pelo país (são 71, entre próprias e afiliadas) e vamos conseguir dar notoriedade a essas regiões de uma forma mais forte e clara”, afirma o apresentador.

“Serão pelo menos dez links ao vivo ao longo do programa para falar sobre os principais acontecimentos no país”, prossegue o jornalista. Nesse sentido, ele é acompanhado por Laura Ferreira. “As duas principais características do Bora Brasil são dinamismo e agilidade. Queremos que as pessoas saiam de casa bem informadas com as principais notícias que serão assunto ao longo do dia”, explica a funcionária da Band, canal que tirará da grade o ‘Café com Jornal’, mas terá suas madrugadas e manhãs tomadas pelo jornalismo.

SOBRE O AUTOR

avatar

Anderson Scardoelli

Orelhudo, observador e contador de histórias. Não necessariamente nessa ordem. De sua querida Estância Turística de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, para o mundo. Graduado em jornalismo pela Uninove e com especialização em jornalismo digital pela ESPM, mas gosta mesmo de dizer que foi formado pelo Comunique-se. Trabalha na empresa há mais de 10 anos, indo de estagiário de pesquisa a editor sênior. No meio do caminho, foi estagiário de redação, trainee, subeditor, editor júnior e editor pleno. Gosta de escrever e de falar sobre (adivinhem?) jornalismo!

COMENTAR

COMENTAR