A Acesso Digital é uma empresa de tecnologia que faz a biometria facial e a admissão digital das empresas. Não é preciso muito esforço para concluir que, com a pandemia, a demanda cresceu acima da média. A empresa tinha, então, duas opções: atender a demanda em silêncio ou fazer barulho no mercado. É exatamente aí que começa a história deste post.
Fazer barulho não estava no DNA da Acesso Digital até mais ou menos um ano atrás. Sua trajetória é típica de uma start-up de sucesso: usa a inovação para encontrar a solução de um problema novo num mercado novo. Com crescimento exponencial, caminha a passos largos, deixando para trás as incumbentes do mercado. O departamento formal de marketing foi implantado quando a empresa já tinha mais de uma década de vida e uma carteira recheada de clientes de grande porte.
Contratada nessa fase para criar as áreas de comunicação e marketing, a CMO Gabriela Onofre decidiu mostrar para o mercado que a empresa tinha não apenas soluções digitais naquele momento de pandemia — mas tinha capacidade de contribuir também. “Nós nos víamos apenas como uma empresa de tecnologia. Mas, conforme a pandemia, foi se desenrolando, percebemos que não éramos só isso. Podíamos ajudar os outros”, resume Gabriela. A íntegra da conversa com ela, em podcast, está disponível no final deste texto. Ela cita uma série de ações, mas aqui, neste post, vou destacar duas delas.
Ação #1: pesquisa
Em parceria com a Locomotiva e a Cia de Talentos, a Acesso Digital lançou uma pesquisa voltada para profissionais de RH que mostrou alguns aspectos do home office. Por exemplo, 85% das empresas brasileiras tiveram colaboradores trabalhando de casa parcial ou integralmente durante a quarentena. Metade deles já se dizia acostumada ao trabalho remoto quando a pesquisa foi divulgada, no final de junho.
O estudo gerou brand awareness para as empresas envolvidas no estudo, sendo publicado em veículos de grande circulação, como Exame, e em outros especializados no segmento da Acesso Digital (TI), como Computer World. “A pesquisa fez com que nossos clientes virassem cases. Além disso, colocou o nome da nossa empresa na rua”, comemora Gabriela.
Ação #2: apoio
Com tantos profissionais de saúde se mobilizando, a Acesso Digital também ficou motivada a dar a sua contribuição no combate ao Covid-19 entregando aquilo que melhor sabe fazer: tecnologia.
A empresa se tornou parceira do projeto Mães da Favela, encabeçado pela Cufa (Central Única das Favelas), que até 24 de agosto já havia arrecadado mais de R$ 11,9 milhões. O objetivo é levar recursos e cestas básicas para quase 100 mil mães de mais de 5 mil favelas no Brasil.
A Acesso Digital participou ajudando a certificar que não houvesse fraude no processo de doação, garantindo que o dinheiro das cestas básicas digitais saísse do doador e chegasse ao destino certo.
Takeaways
As soluções muitas vezes estão dentro de casa. Existem posturas que uma empresa pode adotar em situações extremas, como uma pandemia como a que acometeu o mundo em 2020.
A primeira postura possível é simplesmente se recolher e se proteger — o que não deixa de ser uma opção compreensível. Afinal, foram centenas de milhares de mortos pelo mundo.
A segunda é aproveitar as soluções que estão prontas dentro de casa e colocá-las na rua, à disposição do mercado e também da sociedade. É neste momento que deve haver uma integração entre marketing, comunicação e as equipes que cuidam da operação — e talvez este seja o grande insight deste case.
É preciso ter energia e timing para que a comunicação cumpra o propósito, mas sem oportunismo. Ou seja, sem pedir nada em troca. A empresa cumpriu essa função ao servir as empresas e a sociedade, posicionando-se como expert. Afinal, se o mundo se torna mais dependente do digital, os especialistas em digital que assumam o protagonismo. Este parece ter sido o enredo dessa narrativa.
Ouça este post
A conversa com Gabriela Onofre foi tema da 249ª edição do Podcast-se, que foi ao ar na mesma data deste post — e que você ouve abaixo.
O Podcast-se é o podcast oficial do Grupo Comunique-se. Está no ar há mais de três anos e já tem mais de 200 episódios no ar. Figura entre os top-10 podcasts de Marketing do Brasil segundo o ranking de audiência do Chartable. Está disponível nas principais plataformas, como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras.