Opinião

CNN Brasil tira Gabriela Prioli do ‘Grande Debate’

Comentarista usou o Twitter para sinalizar que deixará a emissora

A direção da CNN Brasil confirma, em nota, que ela está fora de ‘O Grande Debate’ e que o futuro da parceria será definido nos próximos dias

Sem Gabriela Priolli, quadro de debates será estrelado por advogados

A mestra em direito penal e professora de pós-graduação no Mackenzie, Gabriela Prioli não é mais integrante de ‘O Grande Debate’. Contratada pela CNN Brasil em novembro de 2019, ela deixa a atração. Fato consumado após usar as redes sociais para avisar que foi alvo de “constrangimento”. Diante da situação, a direção do canal confirmou, no início da noite deste domingo, 29, que a comentarista não terá mais vez no quadro. E avisa que a relação com a profissional será definida nos próximos dias.

Leia mais:

O imbróglio envolvendo Gabriela Prioli e a CNN Brasil começou na sexta-feira, 27. Na edição de ‘O Grande Debate’, a comentarista e o mediador Reinaldo Gottino se estranharam. Ela chegou a dizer que não estava lá para emitir opinião pessoal. Minutos depois, o apresentador fez intervenção para mostrar a contradição de sua colega de bancada (vídeo abaixo). A atração seguiu normalmente e, apesar de a direção do canal afirmar que o caso já estava considerado superado após reunião com as partes, a analista voltou ao tema por meio de seus perfis no Twitter e no Instagram — contas que ganharam milhares de seguidores desde que ela estreou no veículo, no dia 16 de março. Nas mensagens, não garante, mas sinaliza que está de saída do projeto.

Pedido de desculpas

Enquanto Gabriela Prioli foi ao Twitter e ao Instagram para reclamar, Reinaldo Gottino admitiu que se excedeu na discussão ao vivo com a comentarista. Reconhecendo o equívoco, pediu desculpas à colega, à CNN Brasil e ao público como um todo. Ele analisou ter ido além da função de mediar. “O meu papel ali é conduzir o debate para que os dois lados tenham espaço para expor suas ideias. Minha postura excedeu a de mediador. Peço desculpas a Gabriela por isso. Esse pedido de desculpas, enviado a ela no início da manhã de domingo, se estende também à emissora e ao público”, diz mediador de ‘O Grande Debate’, conforme divulgado pela equipe de comunicação da emissora. Ele deu margem, contudo, para indicar que já havia entrado em contato com a mestra em direito penal antes das postagens feitas nas redes sociais.

Novos contratados

Diante da indefinição quanto ao futuro de Gabriela Prioli, o comando da CNN Brasil já se movimentou. E anunciou novos contratados para ‘O Grande Debate’. A partir de agora, o quadro inserido no programa ‘Novo Dia’ contará com as presenças dos advogados Gisele Soares e Thiago Anastácio. Segundo nota da emissora, eles representam “linhas ideológicas antagônicas”. Professora universitária, ela é doutoranda em Direito Comparado da Universidade Paris-Sorbonne, na França, e integra a Comissão Permanente de Estudos de Direitos Humanos do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP). Ele, por sua vez, atua na área criminal, é membro do Instituto de Defesa do Direito de Defesa e conselheiro da Comissão de Defesa do Estado Democrático de Direito da OAB-RJ.

Os grandes debates

Um dos produtos da CNN Brasil mais comentados nas redes sociais e mais assistidos no canal da marca no YouTube, o ‘Grande Debate’ contará, ainda, com outras novidades. Ao decorrer das próximas semanas, o quadro terá mais de uma edição diária. Contará com a manutenção de Tomé Abduch, empresário e porta-voz do movimento Nas Ruas, que vinha figurando das discussões como convidado especial. Afastado da telinha por ordem médica desde a semana de estreia da emissora, Caio Coppolla voltará ao ar em breve — seguindo na atração. A direção do veículo pontua, por fim, que “mais dois novos debatedores de linhas ideológicas opostas” serão contratados.

O comentarista Caio Coppolla. Afastado da TV, ele se prepara para voltar a debater. (Imagem: reprodução/CNN Brasil)

Confira, abaixo, a íntegra do comunicado oficial da CNN Brasil:

A CNN Brasil informa que a advogada e comentarista Gabriela Prioli deixará o quadro “O Grande Debate”, exibido diariamente dentro do programa “Novo Dia”, após duas semanas de participações na emissora. A decisão foi tomada a pedido da comentarista. A nova dupla de debatedores será formada pela advogada Gisele Soares e o advogado Thiago Anastácio, de linhas ideológicas antagônicas. Os novos debatedores estarão no ar diariamente já a partir de amanhã, segunda-feira (30).

“O Grande Debate” é inspirado em um modelo de sucesso da CNN americana e opõe pessoas qualificadas, de pensamentos ideológicos distintos, para discutir os temas mais importantes do noticiário. É um dos espaços mais democráticos da televisão, que pretende estimular o debate em alto nível no Brasil e vem alcançando grande sucesso entre o público.

Gisele, além de professora universitária, é doutoranda em Direito Comparado da Universidade Paris-Sorbonne, na França e membro da Comissão Permanente de Estudos de Direitos Humanos do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP).

Anastácio é advogado criminalista, membro do Instituto de Defesa do Direito de Defesa e conselheiro da Comissão de Defesa do Estado Democrático de Direito da OAB-RJ.

“O Grande Debate” é inspirado em um modelo de sucesso da CNN americana

Prioli manifestou publicamente sua intenção de deixar a participação nos debates nas redes sociais neste domingo. Ela fez referências ao quadro da última sexta-feira, em que houve uma discussão acalorada entre ela e o mediador, o jornalista Reinaldo Gottino. No episódio, Gottino, um profissional com larga história na TV, excedeu a postura de mediador.

“Me excedi ao interromper. O meu papel ali é conduzir o debate para que os dois lados tenham espaço para expor suas ideias. Minha postura excedeu a de mediador. Peço desculpas a Gabriela por isso. Esse pedido de desculpas, enviado a ela no início da manhã de domingo, se estende também à emissora e ao público”, diz Gottino. Imediatamente após o episódio, todos os profissionais envolvidos no programa conversaram na redação e o assunto foi considerado superado.

Prioli registrou um grande e merecido aumento de seguidores em suas redes sociais nas últimas semanas. Neste curto período em que esteve no quadro “O Grande Debate” mostrou diversas qualidades como debatedora. A CNN Brasil e Gabriela Prioli decidirão o seu futuro na emissora nos próximos dias.

O modelo de debates democráticos tem sido destaque na CNN Brasil e terá cada vez mais espaços em nossa grade. Nas próximas semanas, o quadro “O Grande Debate” ganhará outras duas edições diárias, contando com as participações de Tomé Abduch, que nos últimos dias dividiu a bancada com Prioli, além da volta de Caio Copolla e a chegada de mais dois novos debatedores de linhas ideológicas opostas a Abduch e Copolla.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Apresentando o tema do 8º Fórum do Future Investment Initiative: “Horizontes Infinitos: Investindo Hoje, Moldando o Amanhã”

RIYADH, Arábia Saudita, April 30, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O Future Investment Initiative (FII) Institute…

54 minutos ago

Apresentando o tema do 8º Fórum do Future Investment Initiative: “Horizontes Infinitos: Investindo Hoje, Moldando o Amanhã”

Riyadh/ 30/4/2024 - RIYADH, Arábia Saudita, April 30, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O Future Investment…

60 minutos ago

Congresso da EAACI 2024: Inovação e Avanços no Tratamento da Alergia

Durante o congresso serão apresentadas mais de 150 sessões científicas, centradas nos avanços da ciência…

3 horas ago

Congresso da EAACI 2024: Inovação e Avanços no Tratamento da Alergia

Zurich/ 30/4/2024 - Durante o congresso serão apresentadas mais de 150 sessões científicas, centradas nos…

3 horas ago