Texto do colunista Mario Vitor Rodrigues foi publicado pela IstoÉ na sexta-feira, 10
Na sexta-feira, 10, o jornalista Mario Vitor Rodrigues escreveu em seu espaço na IstoÉ que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve “morrer [politicamente] pelo bem do país”. Em pouco mais de cinco parágrafos, o comunicador afirma que o petista é visto por parte da sociedade como “prócer a ser seguido” e que por conseguir “liderar pesquisas e inspirar militantes Brasil afora”, deveria morrer. A opinião resultou em ameaça por parte de internautas e processo aberto pelo Partido dos Trabalhadores por incitação ao crime.
Ao longo do texto, o colunista Mario Vitor defende que o “folclore em torno de Lula precisa acabar” e que isso deve acontecer quando ele for derrotado nas urnas. “Na verdade, graças ao trabalho realizado pela Operação Lava-Jato, escancarando o aparelhamento do Estado e o sequestro da própria democracia brasileira pelo PT, nunca houve, desde 2002, momento tão propício para derrotar Lula em uma eleição”, escreveu. Para o articulista, “bom mesmo será ter a chance de ver Lula sucumbir politicamente”, sendo que só assim o “espantalho do mártir poderá ser sepultado de uma vez”.
Em nota, o Partido dos Trabalhadores considera que tanto o colunista quanto a revista IstoÉ ultrapassaram os “limites da venalidade e do jornalismo marrom que pratica”. “O conteúdo do artigo é mais do mesmo lixo propagandístico contra o ex-presidente Lula – calunioso, mentiroso e difamatório – que esta revista habitualmente publica”. Com base no título “Lula deve Morrer”, o partido acionou a justiça com base na artigo de incitação ao crime. “A Justiça será acionada para medidas cabíveis contra o medíocre autor do artigo e contra a revista que lhe deu guarida no ato criminoso”.
Em reportagem, o Brasil 247 noticia que o jornalista Mario Vitor Rodrigues pediu proteção policial após receber ameaças de assassinato por meio da internet. Com a situação, o comunicador resolveu deletar sua conta no Facebook e afirmou que “fanáticos” não sabem interpretar textos.
"Lula deve morrer", diz o colunista Mario Vitor Rodrigues. Leia – https://t.co/iWN7wlDTiI pic.twitter.com/kArBMXgia4
— Revista ISTOÉ (@RevistaISTOE) November 12, 2017