COMUNICAÇÃO

Com foco em mulheres e jornalistas, Facebook anuncia medidas para prevenir o assédio

facebook assedio
Rede social lança medidas para a prevenção do assédio (Imagem: Divulgação)

Por meio de comunicado escrito pela diretora global de segurança, Antigone Davis, Facebook anuncia medidas que vão ajudar a prevenir o assédio

Grupos que sofrem assédio de forma desproporcional, como mulheres e jornalistas, terão suporte do Facebook, que lança nesta terça-feira, 19, ferramentas para prevenir esse tipo de violência. O anúncio foi feito por meio de texto da diretora global de segurança, Antigone Davis, que afirmou que a rede social está comprometida em criar uma comunidade segura.

Para traçar a estratégia de prevenção ao assédio, o Facebook ouviu relatos de diversos usuários. Uma das principais reclamações tem relação com contatos indesejados. Os internautas contaram que agressores bloqueados voltaram a enviar mensagens usando contas diferentes. Para resolver este problema, a rede social de Mark Zuckerberg reforça o recurso existente que evitam contas inautênticas. “Esses recursos automatizados nos ajudam a desativar contas mais rapidamente e a bloquear milhões de contas falsas antes mesmo que consigam se registrar. Entretanto, uma nova conta criada por alguém que já tenha sido bloqueado pode não ser pega por essas ferramentas”, explica a diretora.

Leia mais

Sabendo disso, o Facebook passa a usar outros “sinais” para impedir que o agressor contate a vítima por meio de conta inautêntica, como o endereço de IP. “Isso nos ajuda a reconhecer proativamente esse tipo de conta e impedir que envie uma mensagem ou pedido de amizade para a pessoa que bloqueou a conta original. A pessoa que bloqueou a conta original está no controle, e deve iniciar contato com a nova conta para que eles possam interagir normalmente”.

As novas medidas também representam melhorias no messenger. A partir de agora, o usuário não precisa bloquear o agressor para deixar de ser notificado sobre as novas mensagens. “Se alguém está sendo assediado, bloquear o agressor às vezes provoca um assédio adicional, particularmente fora do ambiente virtual. O recurso “ignorar” permite que você leia as mensagens sem que o remetente saiba se elas foram vistas ou lidas. Ignorar uma mensagem também irá ocultar as notificações de novas mensagens na conversa. Essa funcionalidade já está disponível para conversas individuais e em breve estará disponível em grupo também”, ressalta Antigone Davis. Para usar a ferramenta, basta clicar na mensagem, escolher a opção “mais” e depois “ignorar”.

O Facebook afirma que as novas medidas são fruto de um trabalho que inclui mais de 150 especialistas em segurança no Brasil, Índia, Irlanda, Quênia, Holanda, Espanha, Turquia, Suécia e EUA. Além disso, as mesas redondas pelo projeto Facebook para Jornalismo tem colaborado com a rede social ao fornecer informações e detalhes sobre a experiência da comunidade jornalística na plataforma.

SOBRE O AUTOR

Redação Comunique-se

Redação Comunique-se

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se. Atualmente, a redação é composta pelo editor Anderson Scardoelli, a repórter Nathália Carvalho e a trainee Tácila Rubbo.

2 Comentários

COMENTAR

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino
/* ]]> */

Prêmio Comunique-se 2018