Especiais

Com mais de 30 anos de carreira, jornalista se reinventa como social media

Depois de passar por grandes veículos de comunicação e participar de coberturas históricas, como a morte de Ayrton Senna e a chacina de Vigário Geral, a carreira de Rita Barreto mudou completamente de rumo. Em janeiro deste anos, após 30 anos de carreira em redações, ela foi contratada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, no Rio de Janeiro, e hoje produz conteúdo para as redes sociais, como uma verdadeira social media, além de atuar como assessora de imprensa do órgão.

Leia mais:

Aluna dos cursos Redes sociais para jornalistas e marketing digital para jornalistas, da Escola Digitalista, Rita passou a unir as novas habilidades adquiridas com a sua ampla bagagem no jornalismo.

Não basta ter três décadas de experiência e um currículo lotado de nomes de empresas se o jornalista não atender a demanda do mercado

Rita Barreto

“Para quem lida com pautas há 33 anos, conteúdo é o que não me falta. E os cursos que fiz com o Almir Rizzatto foram importantes na hora da minha contratação. Não basta ter três décadas de experiência e um currículo lotado de nomes de empresas se o jornalista não atender a demanda do mercado”, afirma a niteroiense, que atuou no Jornal do Commercio, nas rádios Tupi e Manchete e nas TVs Manchete, Record, Educativa e Globo.

Em 2017, quando também era professora universitária (cargo que ocupou durante 17 anos), Rita percebeu que era hora de se atualizar em relação às demandas da profissão. “Depois de 30 anos de jornalismo, senti a necessidade de buscar novos desafios. Demorei a entender que o marketing digital era o caminho fora do jornalismo tradicional. Eu precisava ter um diferencial no meu currículo e a oportunidade veio com os cursos do Almir.”

Jornalista, social media e marqueteira

Após se capacitar em marketing digital, a experiente comunicadora se empolgou e participou do curso sobre redes sociais para jornalistas. “O meu currículo e os treinamentos realizados na área digital me credenciaram para a vaga na secretaria”, comemora.

O marketing digital é uma ferramenta imprescindível para os jornalistas nestes novos tempos

Rita Barreto

Rita aproveita para deixar um recado para os colegas de profissão: “O marketing digital é uma ferramenta imprescindível para os jornalistas nestes novos tempos. Quem ainda não se rendeu ao digital será preterido pelo mercado de trabalho. É preciso estar sempre atualizado, inclusive com bons cursos no currículo. Tudo muda muito rapidamente”.

Compartilhe
0
0
Redação

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se.

Recent Posts

Cúpula Ministerial Global sobre Segurança do Paciente homenageia Joe Kiani, fundador da PSMF

A Patient Safety Movement Foundation abre a 11ª Cúpula Mundial Anual de Segurança do Paciente,…

1 dia ago

Innovex e Dril-Quip concluem fusão, ao criar plataforma industrial de energia única

Innovex International começa a ser negociada na NYSE sob o símbolo "INVX" em 9 de…

1 dia ago

Kami Shoji vai analisar fibras com tecnologia da ABB

Ao adquirir novo testador de fibras, empresa japonesa espera criar papéis de aplicações especiais

1 dia ago

SindHosp fecha parceria com o consulado britânico para resolver desafios na área

Como Brasil e Reino Unido podem colaborar para resolver alguns de seus maiores desafios na…

1 dia ago

Websérie fala de dilema no diagnóstico da esclerose múltipla

Produzida pela Amigos pela Esclerose, a websérie “Informação é o melhor remédio” busca trazer temáticas…

1 dia ago