Atualmente o jornalista pesquisa, organizam, avaliam, produzem e apresentam notícias e informações.
No entanto, nestes últimos anos se assistiu a uma gigante transformação na forma como o jornalista executa seu trabalho.
A forma de pesquisar é totalmente diferente, pois ao invés de pesquisar em livros, agora basta abrir um navegador web e começar a recolher informação sobre um determinado tema ou opinião. A produção de conteúdos é feita em computador e não à máquina de escrever.
A transformação mais visível é a forma de como são divulgadas as notícias e informações.
Com a evolução tecnológicas, existem cada vez menos jornais impressos em papel e o mais optado são as plataformas de mídia digital. O jornalismo online fez a divulgação de notícias ser mais rápida que nunca pois agora é possível ler em qualquer lugar através do smartphone.
Além disso conseguiu atrair um novo público que consome a informação e notícias de forma totalmente diferente, pois prefere assistir um vídeo, um infográfico ou conteúdos interativos.
Portanto o jornalista deve estar preparado para esta mudança e ganhar novos skills para mudar a forma de comunicar informações e novidades.
Um bom jornalista não se deve limitar a plataformas, pois deve saber usar novas ferramentas, sejam elas da sua área de estudo ou não. Deve expandir suas habilidades e horizontes, sobretudo no campo da informática e tecnologias.
O jornalismo é uma área bastante abrangente, com diversas possibilidades, contudo é preciso ser apaixonado pela profissão e estar interessado em aprender conhecimentos fora da sua zona de conforto.
O jornalista deve estar sempre informado dos acontecimentos do mundo, pois poderá ser necessário redigir um artigo de opinião.
Nos dias de hoje as notícias para além do texto contêm também uma imagem ou um vídeo. Assim sendo todo o jornalista de estar equipado com uma câmera, nem que seja apenas a do smartphone, pois a qualquer momento pode ser necessário registrar um acontecimento importante. Não precisa de ser um excelente fotógrafo, apenas registrar o momento, para depois editar usando um aplicativo de edição de vídeo.
A transformação digital dos últimos anos afetou seriamente as empresas de jornalismo. As notícias são produzidas e consumidas de forma diferente e todos os jornalistas precisam de estar atentos às novas necessidades do mercado.
As revistas e jornais impressos vivem principalmente das receitas com a publicidade nas páginas das edições, mas o número de leitores está a cair, sendo que agora passam para o digital. Em contrapartida, as revistas digitais conseguem captar um número de leitores que seria impossível se este distribuído apenas em papel.
As novas notícias já não são produzidas como antigamente em que na página apenas continha textos longos com poucas imagens, isto é, atualmente entre o texto existem fotos, vídeos, infográficos, tabelas, podcasts, gifs e muitos outros recursos visuais.
O objetivo passa mais por entreter o leitor e melhorar o visual de cada notícia. O texto é cada vez mais curto, mas contém a mesma credibilidade e não altera o sentido e importância da notícia.
Abaixo foi elaborada uma pequena lista com habilidades em que um jornalista deve investir neste ano:
Em vários estudos e conferências de jornalistas existe uma preocupação que passa por tentar compreender qual o futuro das agências de notícias e dos seus jornalistas.
Primordialmente acredita-se que a internet pode salvar o jornalismo, devido ao potencial número de leitores que cada publicação pode ter. A combinação de texto com vídeos pode ser a forma de atrair e estimular novos públicos.
É também uma das formas eficientes de aproximar os jovens de artigos que de outra forma poderiam não ter possibilidade de ler um artigo sobre um determinado tema.
Os jornalistas têm a várias funções, coletam dados, entrevistas e curiosidades, embora apenas tenham um objetivo principal que é contar uma história, a fim de chegar ao público de forma organizada e com credibilidade.
No entanto uma história pode ser contada de várias maneiras. Pode ser escrita em texto, mostrada em fotografias ou exibida num vídeo. O vídeo é a forma mais fácil para qualquer leitor compreender uma história ou notícia, independentemente do seu estado social ou financeiro.
Qualquer jornalista pode criar uma peça para passar na televisão nacional. Por isso deve ter habilidade em edição de vídeo, pois irá conseguir imaginar qual a forma que irá contar a sua história.
Atualmente é possível gravar imagens e vídeo em alta qualidade por um custo muito baixo. Depois apenas necessita de um bom software editor de vídeo para complementar a produção da notícia.
O Filmora é o software ideal para os jornalistas que pretendam produzir e editar seus conteúdos noticiosos. No mercado existem vários aplicativos de edição de vídeo, mas geralmente têm custos elevados e desse modo não estão ao acesso de todos os jornalistas.
No entanto existem alternativas bastante em conta, que é o caso do Filmora.
É um editor de vídeo fácil de utilizar e direcionado para qualquer usuário.
O aplicativo Filmora oferece tutoriais em vídeo aulas e existem bastante documentação para dominar bem rapidamente as poderosas funcionalidades do software.
Este editor de vídeos é de fácil utilização, mesmo para usuários sem muita experiência. Contém várias ferramentas poderosas como efeitos automáticos e vários elementos que ajudam a estruturar melhor o vídeo final.
O Filmora tem suporte para os seguintes formatos de arquivos:
É importante referir que se pode exportar arquivos até 4k nos mesmos formatos acima descritos.
Com o Filmora pode ter acesso a uma seleção de biblioteca de efeitos de vídeos, fotos e vídeos armazenados, músicas sem direitos de autor e mais.
Contém também várias imagens de alta qualidade e profissionais prontas a usar de forma simples.
Pode pesquisar por etiqueta de notícias e existe até a aparência de noticiário clássico que você conhece do dia a dia. Este pack é ideal para qualquer tipo de notícia que você pretenda produzir, sejam ao vivo ou reportagens.
Em resumo podemos concluir que as novas tecnologias auxiliam no processo de escrita, apuração, análise, visualização e distribuição de notícias e informações. O futuro do jornalismo é a mídia digital. Basta verificar nos anúncios de empregos para as maiores empresas de mídia digital e ver cargos de editor de divulgação em redes sociais, gerente de desenvolvimento de público ou até jornalista de dados.
LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…
O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…
Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional
O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…
Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…
O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente