COMUNICAÇÃO INFORME PUBLICITÁRIO

Como um editor de vídeo pode te ajudar na sua carreira de jornalismo

editor de vídeo - jornalismo
(Imagem: Vox.com)

Atualmente o jornalista pesquisa, organizam, avaliam, produzem e apresentam notícias e informações.

No entanto, nestes últimos anos se assistiu a uma gigante transformação na forma como o jornalista executa seu trabalho.

A forma de pesquisar é totalmente diferente, pois ao invés de pesquisar em livros, agora basta abrir um navegador web e começar a recolher informação sobre um determinado tema ou opinião. A produção de conteúdos é feita em computador e não à máquina de escrever.

editor de vídeo - jornalismo 2
(Imagem: istocks.com)

A transformação mais visível é a forma de como são divulgadas as notícias e informações.

Com a evolução tecnológicas, existem cada vez menos jornais impressos em papel e o mais optado são as plataformas de mídia digital. O jornalismo online fez a divulgação de notícias ser mais rápida que nunca pois agora é possível ler em qualquer lugar através do smartphone.

Além disso conseguiu atrair um novo público que consome a informação e notícias de forma totalmente diferente, pois prefere assistir um vídeo, um infográfico ou conteúdos interativos.

Portanto o jornalista deve estar preparado para esta mudança e ganhar novos skills para mudar a forma de comunicar informações e novidades.

Quais as habilidades/skills que fazem um bom jornalista?

Um bom jornalista não se deve limitar a plataformas, pois deve saber usar novas ferramentas, sejam elas da sua área de estudo ou não. Deve expandir suas habilidades e horizontes, sobretudo no campo da informática e tecnologias.

O jornalismo é uma área bastante abrangente, com diversas possibilidades, contudo é preciso ser apaixonado pela profissão e estar interessado em aprender conhecimentos fora da sua zona de conforto.

editor de vídeo - jornalismo 3
Habilidades importantes de um jornalista. (Imagem: skillspages.com)

O jornalista deve estar sempre informado dos acontecimentos do mundo, pois poderá ser necessário redigir um artigo de opinião.

Nos dias de hoje as notícias para além do texto contêm também uma imagem ou um vídeo. Assim sendo todo o jornalista de estar equipado com uma câmera, nem que seja apenas a do smartphone, pois a qualquer momento pode ser necessário registrar um acontecimento importante. Não precisa de ser um excelente fotógrafo, apenas registrar o momento, para depois editar usando um aplicativo de edição de vídeo.

O futuro na produção de notícias em 2020

A transformação digital dos últimos anos afetou seriamente as empresas de jornalismo. As notícias são produzidas e consumidas de forma diferente e todos os jornalistas precisam de estar atentos às novas necessidades do mercado.

As revistas e jornais impressos vivem principalmente das receitas com a publicidade nas páginas das edições, mas o número de leitores está a cair, sendo que agora passam para o digital. Em contrapartida, as revistas digitais conseguem captar um número de leitores que seria impossível se este distribuído apenas em papel.

editor de vídeo - jornalismo 4
Jornalista atual. (Imagem: nzibs.co.nz)

As novas notícias já não são produzidas como antigamente em que na página apenas continha textos longos com poucas imagens, isto é, atualmente entre o texto existem fotos, vídeos, infográficos, tabelas, podcasts, gifs e muitos outros recursos visuais.

O objetivo passa mais por entreter o leitor e melhorar o visual de cada notícia. O texto é cada vez mais curto, mas contém a mesma credibilidade e não altera o sentido e importância da notícia.

Abaixo foi elaborada uma pequena lista com habilidades em que um jornalista deve investir neste ano:

  • Produção e edição de slideshows com som, vídeo e fotos. Permite contar a notícia ou história de forma diferente.
  • Técnicas em coletar e analisar dados e estatística. Excelentes para produção de mapas interativos e gráficos.
  • Marketing digital, circulação e gerenciamento de comunidades online.
  • Noções básicas de programação. Melhoram a ideia de formatação da página para o artigo na web.

Porque devo investir em um Editor de vídeo – Jornalismo em vídeo

Em vários estudos e conferências de jornalistas existe uma preocupação que passa por tentar compreender qual o futuro das agências de notícias e dos seus jornalistas.

Primordialmente acredita-se que a internet pode salvar o jornalismo, devido ao potencial número de leitores que cada publicação pode ter. A combinação de texto com vídeos pode ser a forma de atrair e estimular novos públicos.

É também uma das formas eficientes de aproximar os jovens de artigos que de outra forma poderiam não ter possibilidade de ler um artigo sobre um determinado tema.

editor de vídeo - jornalismo 5
Jornalista editando reportagem em vídeo. (Imagem: indiatimes.com)

Os jornalistas têm a várias funções, coletam dados, entrevistas e curiosidades, embora apenas tenham um objetivo principal que é contar uma história, a fim de chegar ao público de forma organizada e com credibilidade.

No entanto uma história pode ser contada de várias maneiras. Pode ser escrita em texto, mostrada em fotografias ou exibida num vídeo. O vídeo é a forma mais fácil para qualquer leitor compreender uma história ou notícia, independentemente do seu estado social ou financeiro.

Qualquer jornalista pode criar uma peça para passar na televisão nacional. Por isso deve ter habilidade em edição de vídeo, pois irá conseguir imaginar qual a forma que irá contar a sua história.

Atualmente é possível gravar imagens e vídeo em alta qualidade por um custo muito baixo. Depois apenas necessita de um bom software editor de vídeo para complementar a produção da notícia.

Editor de Vídeo– Filmora

O Filmora é o software ideal para os jornalistas que pretendam produzir e editar seus conteúdos noticiosos. No mercado existem vários aplicativos de edição de vídeo, mas geralmente têm custos elevados e desse modo não estão ao acesso de todos os jornalistas.

No entanto existem alternativas bastante em conta, que é o caso do Filmora.

É um editor de vídeo fácil de utilizar e direcionado para qualquer usuário.

editor de vídeo - jornalismo 6
Imagem promocional Filmora.

O aplicativo Filmora oferece tutoriais em vídeo aulas e existem bastante documentação para dominar bem rapidamente as poderosas funcionalidades do software.

Este editor de vídeos é de fácil utilização, mesmo para usuários sem muita experiência. Contém várias ferramentas poderosas como efeitos automáticos e vários elementos que ajudam a estruturar melhor o vídeo final.

Como produzir vídeos usando o Filmora?

  1. Comece por importar todas as imagens e clipes que gravou posteriormente.
    editor de vídeo - jornalismo 7
    Importar arquivos.
  2. Em seguida pode começar por definir a sequência das imagens na timeline assim como a duração final do vídeo.
    editor de vídeo - jornalismo 8
    Linha do tempo (timeline).
  3. Além disso pode adicionar arquivos de áudio ou música de ambiente para tornar a produção mais leve e fácil de assistir. Pode adicionar vários textos, efeitos e transições para animar a sequência.
    editor de vídeo - jornalismo 9
    Adicionando texto.

O Filmora tem suporte para os seguintes formatos de arquivos:

  • Formatos de vídeo: mp4, m4v, 3gp, MPEG, .flv, wmv, AVI, webm.
  • Formatos de áudio: mp3, wav, ogg, aac, aif.
  • Formatos de fotos: jpg, png, bmp, gif, tif.

É importante referir que se pode exportar arquivos até 4k nos mesmos formatos acima descritos.

Tenha acesso ao FilmoraStocks para utilizar recursos de biblioteca totalmente gratuitos

Com o Filmora pode ter acesso a uma seleção de biblioteca de efeitos de vídeos, fotos e vídeos armazenados, músicas sem direitos de autor e mais.

Contém também várias imagens de alta qualidade e profissionais prontas a usar de forma simples.

Pode pesquisar por etiqueta de notícias e existe até a aparência de noticiário clássico que você conhece do dia a dia. Este pack é ideal para qualquer tipo de notícia que você pretenda produzir, sejam ao vivo ou reportagens.

editor de vídeo - jornalismo 10
Modelos de vídeos na biblioteca FilmoraStocks.

Em resumo podemos concluir que as novas tecnologias auxiliam no processo de escrita, apuração, análise, visualização e distribuição de notícias e informações. O futuro do jornalismo é a mídia digital. Basta verificar nos anúncios de empregos para as maiores empresas de mídia digital e ver cargos de editor de divulgação em redes sociais, gerente de desenvolvimento de público ou até jornalista de dados.