COMUNICAÇÃO INFORME PUBLICITÁRIO

Como Converter PDF Escaneado em Arquivo Editável para os seus trabalhos de comunicação

PDF Escaneado

Milhões de pessoas utilizam e trocam documentos no formato PDF diariamente. No entanto, por mais que esse tipo de arquivo seja corriqueiro, sempre podem aparecer obstáculos para o bom uso.

Muitas pessoas encontram dificuldades ao lidar com PDFs de livros e documentos escaneados num leitor PDF. Mas por que isso acontece? E como resolver esse tipo de imbróglio? Este artigo traz respostas para satisfazer usuários curiosos de perfis variados, incluindo você que é jornalista, trabalha com comunicação ou marketing e por isso está sempre lidando com esse tipo de documento. Portanto, continue lendo para descobrir.

Por que não consigo editar o texto de um PDF escaneado?

A situação é comum para quem usa um scanner: digitalizar uma porção de páginas de um livro e transformá-las num arquivo PDF.

O processo costuma ser bastante rápido, gerando um arquivo virtual de uma ou várias páginas, que pode ser lido na tela do computador.

Porém, tente converter PDF escaneado em Word – você talvez não consiga fazer isso. Ou então o arquivo sequer está sendo salvo em PDF, mas em JPG ou TIFF.

Uma das razões para essa eventualidade está na configuração do scanner antes da digitalização: certifique-se de que o arquivo digital final será PDF. Formatos como TIFF e JPG são específicos para armazenar imagens no mundo virtual e, portanto, não poderão ser manipuladas posteriormente como texto.

Por outro lado, muitas vezes nem mesmo um arquivo PDF escaneado permitirá edição de texto. Em muitas ocasiões, ele pode ser aberto num leitor PDF. Porém, o programa o lê como um grande bloco de imagem, sem texto – ainda que seja apenas composto por texto.

Nesse caso, tampouco é preciso se desesperar. Você precisará apenas de uma ferramenta apropriada para “traduzir” ao seu computador que aquele arquivo traz texto em si.

PDFelement: ferramenta confiável para converter PDF escaneado em Word

Para converter o PDF escaneado para Word, o PDFelement é uma ferramenta ideal. Esse programa foi desenvolvido pela Wondershare para trabalhar com arquivos PDF e outros documentos de texto e imagem de maneira intuitiva.

Além de um desenho simples para uso, PDFelement traz muitos bons recursos técnicos a um preço bastante acessível. Além disso, ele pode ser utilizado gratuitamente por um período limitado.

No presente caso, abordaremos de maneira didática o processo de conversão de PDF para Word.

Converter PDF escaneado em Word com PDFelement

Para transformar um PDF escaneado em arquivo Word, é necessário desempenhar duas operações: primeiro tornar o texto editável e depois converter o arquivo.

Felizmente, ambos os processos podem ser executados com o mesmo programa – PDFelement. Abaixo, listamos ambos os processos passo a passo.

Tornar o texto editável com PDFelement

1. Baixe o PDFelement e instale-o em seu computador ou celular

2. Abra o PDFelement. No menu inicial, selecione a opção “Abrir arquivo” e abra o PDF escaneado que deseja converter

3. Uma barra superior aparecerá na tela do programa. Clique na opção “Fazer OCR”.

• Caso não veja a barra superior, localize a opção de reconhecimento de texto OCR no menu (aba “Ferramentas” no Mac e “Converter” no Windows) do programa

4. OCR é uma leitura ótica automática de palavras no arquivo, que tornará as palavras editáveis como texto. Então, selecione um idioma de reconhecimento (PDFelement dá suporte para mais de 25 línguas) e clique em “OK”

5. Aguarde o processo terminar.

6. Pronto! O texto do arquivo agora será reconhecido pelos programas leitores de PDF. Agora você poderá editar o texto do PDF escaneado no PDFelement, se assim desejar.

Converter o arquivo PDF para Word com PDFelement

Com o arquivo resultante da operação anterior aberto, faça o seguinte:

1. Selecione o menu “Converter” na barra superior do programa e a opção “Para Word”

2. Uma janela se abrirá, para escolher onde o arquivo Word resultante será salvo. Você pode ajustar as configurações de conversão dele antes de salvar

3. Salve o arquivo.

4. Após uma breve espera, seu arquivo convertido estará pronto – e editável!

De fato, a leitura OCR é desempenhada automaticamente durante a conversão para Word. Por isso, se seu objetivo é transformar PDFs escaneados especificamente em arquivos Word, certifique-se de que o idioma final do arquivo está correto, nas configurações de salvamento durante a conversão.

Conclusão

O programa PDFelement é a ferramenta que oferece uma das maneiras mais simples de converter PDF escaneado em Word. Além da facilidade do processo, outra boa vantagem é poder editar o arquivo PDF de diversas maneiras no próprio programa.

Ou então, caso precise converter para outros formatos além de Word, o programa também se destaca entre seus pares no mercado por oferecer muitas opções de compatibilidade para conversão.

Ainda assim, antes mesmo de recorrer ao processo de reconhecimento de leitura e de conversão para transformar seu PDF, lembre-se de ter certeza de que o arquivo salvo no momento da digitalização é um formato conversível em texto. Arquivos JPG e outros tipos de imagem não funcionam da mesma maneira que o PDF!

Não se esqueça de comentar se o texto foi útil para tornar seu arquivo PDF editável e o quanto isso estará ajudando no seu trabalho de comunicação ou marketing. E compartilhe este texto com os amigos.