Coringa contra Curinga – por Edson de Oliveira

Em novo artigo para o Portal Comunique-se, Edson de Oliveira escreve sobre palavras com “o” que deveriam ser escritas com “u”. E, afinal, o correto é Coringa ou Curinga?

Coringa, Curinga… leia, abaixo, mais um texto escrito por Edson de Oliveira

Não achei nenhuma graça em ver e ouvir todos falando bem de “Joker”. Primeiro, porque, do jeito como demoro tanto para ir a cinema (sic), acho que só devo assistir ao filme do inimigo do Homem-Morcego que conheço desde o tempo em que ele era vivido por Cesar Romero quando, espero, for exibido em algum canal de televisão aberto e, segundo, porque a versão brasileira do título foi escrita com “o”, como se vê em, por exemplo, “moqueca” e “moleque”, palavras que em quimbundo, a mesma língua africana que deu origem a “kuringa”, que significa matar, são escritas com “u” (“mu’keka”, “mu’leke”).

Leia mais:

Uma vez que nem todos os falantes do português defendem esta justificativa, que evita que a primeira sílaba com o “u” etimológico chame a atenção (sem comentários), o português acabou registrando duas formas para a mesma palavra: “curinga”, no sentido de carta do baralho, versátil, multifuncional, polivalente, bobo da corte, e “coringa”, no sentido de vela usada em canoas ou barcaças, bem como quem trabalha nessas mesmas embarcações, e pessoa feia, enfezada, magra ou raquítica.

“O português acabou registrando duas formas para a mesma palavra” (Edson de Oliveira)

Diferenças à parte, acho tão difícil convencer os fãs de “coringa” a escrever “curinga” quanto achava difícil fazer as distribuidoras da porrada de filmes para adultos cujas legendas já revisei aceitar (tirem as crianças da sala) “boceta” por “buceta”, “foder” por “fuder”, “colhão” por “culhão” e “veado” por “viado”.

Compartilhe
0
0
Edson de Oliveira

Revisor há mais de 20 anos, corrigindo principalmente legendas de vídeo, transcrição de áudio, textos jornalísticos e acadêmicos, é editor dos blogues “Café Elétrico” e “Blogue da Revisão”.

Recent Posts

Saneamento básico atual compromete o futuro, aponta estudo

Vida precária condena crianças à falta de perspectiva, alerta o empresário Francisco Carlos Jorge Colnaghi

11 horas ago

Turismo no Rio de Janeiro apresenta forte crescimento

O Rio de Janeiro vive um boom no turismo internacional, com recordes de visitantes em…

11 horas ago

Chef Guto Medeiros apresenta a “Mandioca de Rolo” no Mesa São Paulo 2024

Durante o Mesa São Paulo 2024, serão apresentados diversos pratos focados na sustentabilidade. O chef…

11 horas ago

A Uniphore foi reconhecida no Deloitte Technology Fast 500™ de 2024 como uma das empresas de crescimento mais rápido da América do Norte

Crescimento de 460% impulsionado pela demanda dos clientes por soluções completas de IA empresarial que…

11 horas ago

Estados Unidos, China e Reino Unido lideram o ranking mundial de adoção de IA segundo a Global AI Vibrancy Tool do HAI

A Índia e os Emirados Árabes Unidos complementam as cinco primeiras posições no ranking mundial…

11 horas ago