PAUTAS & NOTAS

Coronavírus na mídia: doença pauta e-book e série

novo coronavírus - e-book gratuito e série documental sobre Covid-19
(Imagem: Canva.com)

Além de ser pauta recorrente na imprensa, o novo coronavírus passa ser tema em outras vertentes da comunicação

Nas últimas semanas, assuntos relacionados à doença estão em e-book gratuito e série documental

Confira, abaixo, detalhes do e-book gratuito e da série documental sobre o novo coronavírus.

E-book gratuito

“Covid-19 e comunicação: um guia prático para enfrentar a crise”. Esse é o título do e-book desenvolvido pelos comunicólogos e professores universitários Fernando Morgado e Luiz Artur Ferraretto. Com mais de 60 páginas, o material foi pensado para funcionar como um guia para profissionais do setor que, há meses, se veem impactos com a pandemia do novo coronavírus.

e-book covid-19 comunicação novo coronavírus
(Imagem: divulgação)

Já viu?

“Baseado nas recomendações da Organização Mundial da Saúde para o combate à pandemia, o e-book parte da ideia de que todos os meios devem apoiar a sociedade neste momento. Representa um esforço conjunto dos integrantes do NER da UFRGS no sentido de extrapolar seu foco de estudo original em um momento que exige uma visão ampla, colaborativa e integrada de todos os protagonistas da comunicação”, informam os responsáveis pelo projeto, que pode ser baixado pelo site do Núcleo de Estudos de Rádio, o NER, da UFRGS.

Em um mês, o e-book já contabilizou 3 mil downloads. E agora também conta com versão em espanhol.

Série documental

De Taquaritinga (SP) para o mundo do jornalismo documental via YouTube. Fruto da parceria entre três jornalistas da cidade do interior paulista, a série “A tirania da minúscula coroa: Covid-19” foi lançada na última semana. A iniciativa, que já conta com o primeiro capítulo divulgado, se propõe a apresentar uma visão plural em torno dos fatos relacionados ao novo coronavírus. O trio de comunicadores à frente do projeto audiovisual é composto por Gustavo Girotto e Ricardo e Juliano Sartori.

covid 19 série documental - novo coronavírus
(Imagem: divulgação)

A série documental apresenta conteúdos expostos por pesquisadores, médicos, economistas, artistas e jornalistas. Conteúdos esses que foram originalmente pelas rádios Planeta Verde e Canal Um FM, ambas que, assim com os idealizadores do projeto, são de Taquaritinga. Agora, com a iniciativa, os materiais ganham uma narrativa jornalística — além de poderem ser acompanhados em todo o mundo por meio do YouTube.

“Criamos um documentário in house – até como desafio pessoal – respeitando a quarentena. Doamos uma parte do tempo para construir esse material, cujo objetivo é esclarecer quais os cuidados, os impactos na economia e até uma visão espiritual diante desta crise sob a ótica de grandes profissionais. Foi um trabalho totalmente voluntário – de todos os envolvidos. Só temos uma certeza: o mundo nunca mais será o mesmo”, comenta Gustavo Girotto. Na série documental, ele assina as entrevistas e a direção geral.

SOBRE O AUTOR

avatar

Anderson Scardoelli

Orelhudo, observador e contador de histórias. Não necessariamente nessa ordem. De sua querida Estância Turística de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, para o mundo. Graduado em jornalismo pela Uninove e com especialização em jornalismo digital pela ESPM, mas gosta mesmo de dizer que foi formado pelo Comunique-se. Trabalha na empresa há mais de 10 anos, indo de estagiário de pesquisa a editor sênior. No meio do caminho, foi estagiário de redação, trainee, subeditor, editor júnior e editor pleno. Gosta de escrever e de falar sobre (adivinhem?) jornalismo!

COMENTAR

COMENTAR