Carreira

Curso gratuito busca ensinar jornalistas do Norte e Nordeste a produzirem podcasts

O podcast ‘As Amazonas’, em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Embaixada e Consulados dos Estados Unidos, oferece o curso online e gratuito ‘Podcast: seu conteúdo para o mundo’, voltado para turmas do Norte e Nordeste do Brasil. As aulas começam em novembro e serão ministradas a partir de Manaus (AM) pelas jornalistas Aruana Brianezi, Daniela Assayag e Liege Albuquerque. As inscrições permanecem abertas até o dia 24 de outubro de 2021.

Leia mais:

Ao todo, 60 pessoas serão selecionadas para o treinamento com as instrutoras que, desde julho de 2021, apresentam semanalmente o podcast ‘As Amazonas’. No produto jornalístico, elas comentam as principais notícias do Amazonas e do Brasil. Segundo Aruana Brianezi, a ideia do curso é priorizar municípios onde não há veículos de imprensa, os chamados desertos de notícias. “Queremos contribuir para criar um espaço de difusão de novas vozes, democratizando a comunicação”, explica.

Para o treinamento de 16h, serão formadas duas turmas de 30 alunos cada. Além das três instrutoras, o curso contará com a participação de especialistas em voz, equipamentos de produção e outros podcasters do Brasil e dos Estados Unidos. No final da iniciativa, a Embaixada dos EUA doará smartphones para os quatro melhores alunos, dois de cada região. Os selecionados receberão ainda mentoria individual das instrutoras ao longo do curso.

As aulas acontecerão aos sábados, nos dias 6, 13, 20 e 27 de novembro, nos períodos da manhã e da tarde, em formato síncrono (ao vivo). “Produzimos um curso redondinho, usando nossa experiência em apuração, checagem, uso da voz, construção de roteiro e script para dar munição a quem quiser contar sua história, a de sua comunidade, como notícia ou como memória”, diz Daniela Assayag.

No curso, os alunos vão produzir programas, que serão ancorados no site indexador de podcasts Vozes da Amazônia, uma espécie de catálogo das produções locais do Norte e Nordeste.

“Precisamos estimular as vozes regionais, fortalecer e abrir espaço para pontos de vista, histórias e narrativas únicas e originais Brasil afora, criadas por jornalistas formados ou em formação ou por membros de comunidades”, conclui Liege Albuquerque.

As inscrições são feitas por meio do site do podcast ‘As Amazonas’. Mais informações são fornecidas por meio do e-mail producaoasamazonas@gmail.com.

*Texto originalmente publicado no site da Abraji

Compartilhe
0
0
Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

Recent Posts

Ambiq e ThinkAR Revolucionam Indústria de Óculos de Realidade Aumentada com o AiLens

AUSTIN, Texas, Jan. 08, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Ambiq®, desenvolvedora líder de semicondutores e soluções…

1 hora ago

Cepton anuncia conclusão da aquisição pela Koito, inaugurando uma nova era de implantação da tecnologia Lidar a longo prazo

Parceria estratégica para impulsionar a industrialização em larga escala da tecnologia Lidar, com grande foco…

1 dia ago

Resultados para o ano fiscal de 2024 da ExaGrid — Um trimestre e um ano recordes para a empresa

ExaGrid registra 16 trimestres consecutivos de P&L, EBITDA e fluxo de caixa livre positivos

1 dia ago

Parse Biosciences quadruplica a capacidade de multiplexação de amostras dos Evercode WT Mega Kits

Nova funcionalidade oferece desempenho aprimorado para experimentos de alta capacidade com células individuais

1 dia ago

Razer redefine o setor de gaming na CES 2025 com inovações revolucionárias e tecnologias futuristas

De treinamento para esports com IA de última geração a equipamentos avançados de gaming, a…

1 dia ago

Tecnologias que agilizam inspeções sem contato físico

Inovações em scanners de raio-x tornam processos de segurança mais rápidos e precisos

1 dia ago