Pessoas com mais de 60 anos são o público-alvo do novo curso da USP. O treinamento “Fake news: reconhecimento e atitudes para fazermos a diferença” tem como objetivo promover a educação midiática desta faixa etária, apresentando atitudes e práticas que podem contribuir para reduzir a disseminação das notícias falsas por meio da internet.
Leia mais:
- Jornalista comanda curso sobre uso profissional de Stories, Reels e TikTok
- Escola Digitalista oferece descontos e novos cursos para jornalistas
- Curso Estadão de Jornalismo Econômico: inscrições abertas até o fim do mês
O curso é oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, mas poderá ter participantes de todo o país. De acordo com comunicado enviado ao Portal Comunique-se, as aulas serão ministradas em uma plataforma online e acontecerão de 2 de agosto a 3 de setembro, às terças e quintas-feiras, das 15 às 17 horas.
Para participar, é necessário ter mais de 60 anos, possuir um smartphone com sistema operacional Android 7.0 ou superior e ter acesso à internet. Além disso, é importante que a pessoa interessada tenha noções de uso do celular e consiga navegar no meio online por meio dele.
“Serão oferecidos, ainda, conhecimentos para possibilitar aos idosos adotarem novos comportamentos em diversas situações, tais como: ao utilizarem aplicativos de comunicação instantânea (Whatsapp, Signal e Telegram); ao se comunicarem por meio de redes sociais (Facebook e Instagram); ou ao acessarem plataformas como YouTube e Google Search”, destaca o material de divulgação enviado pela USP.
As vagas para o treinamento são limitadas, de modo que apenas 30 pessoas poderão participar. Os interessados em inscrever-se devem acessar o site do Sistema Apolo da USP até o dia 30 de julho. Caso o número de interessados seja maior que o de vagas, as matrículas seguirão a ordem de inscrição.