Especiais

Demissão, estreias e Copa do Mundo agitam a crônica esportiva

No decorrer dos últimos dias a crônica esportiva não ficou marcada apenas pela emoção de Vitor Sérgio Rodrigues, o VSR, ao receber o troféu de melhor jornalista de ‘Esportes – Mídia Escrita’ do Prêmio Comunique-se 2021. Desde a última semana, a editoria tem se movimentado. Entre as notícias recentes estão a dispensa de um locutor esportivo do Grupo Globo e o lançamento de atração diária no BandSports. Além disso, há emissoras se organizando para a cobertura da Copa do Mundo, no ano que vem, ou da final da Libertadores, no próximo fim de semana.

Leia mais:

Na última quinta-feira, 18, o narrador Linhares Júnior usou o seu perfil no Twitter para avisar: a partir daquele momento, não fazia mais parte do time de contratados do Grupo Globo. Havia sido demitido após 13 anos. “Vida que segue”, avisou o locutor esportivo que, pela mesma rede social, tem divulgado mensagens de seguidores que pedem a sua contratação por veículos como o SBT ou a CBN de Curitiba (rádio em que o comunicador, que é natural do Paraná, já trabalhou).

Enquanto o SporTV, principal ativo da cobertura esportiva do Grupo Globo na televisão, abre mão de um profissional com mais de uma década de casa, o BandSports investe em contratações. Desde segunda-feira, 22, a emissora leva ao ar o ‘G4’, atração que reúne Marília Ruiz (finalista do Prêmio Comunique-se 2021) , Fábio Piperno, Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi. Juntos, eles debatem, de forma descontraída, pautas relacionadas ao esporte mais popular do país. Neste início, as discussões têm girado em torno do Campeonato Brasileiro e da final da Taça Libertadores da América.

O ‘G4’ vai ao ar de segunda a sexta, com duas horas de duração: das 13h às 15h. Ele não é, contudo, a única novidade na grade do BandSports, canal dirigido por Denis Gavazzi. Exibido das 12h às 13h, o telejornal ‘Esporte Agora’, com Renata Saporito e Maurício Barros, é outra estreia da emissora esportiva mantida pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação. A reformulação do ‘Bola Rolando’ é outra novidade do veículo.

Da esquerda para direita: Fábio Piperno, Marília Ruiz, Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi. (Imagem: Divulgação/BandSports)

De olho na Copa do Mundo

A crônica esportiva brasileira também já mira seus esforços para a próxima Copa do Mundo, a ser disputada no Catar em novembro de 2022. No rádio, duas emissoras anunciaram nos últimos dias a aquisição dos direitos de transmissão do evento em que a seleção brasileira de futebol, de Neymar e companhia, brigará pelo hexa. A primeira a confirmar a cobertura foi a Itatiaia, líder de audiência em Belo Horizonte e que há meses é controlada por Rubens Menin, empresário proprietário da CNN Brasil. Na sequência, foi a vez da Jovem Pan ir pelo mesmo caminho (em acordo que, por ora, não prevê jogos pela TV do grupo). Na parte radiofônica, as informações foram divulgadas pelos parceiros do site TudoRádio.

O assunto Jovem Pan e Copa do Mundo não se esgota com o anúncio da compra dos direitos de transmissão da próxima edição do torneio entre seleções. Âncora do ‘Jornal da Manhã’, Thiago Uberreich usou as redes sociais para avisar que, em 2022, lançará três livros relacionados às primeiras conquistas da seleção brasileira na competição. O projeto, batizado pelo próprio jornalista de “Trilogia do Tri” contará com volumes sobre as vitórias em 1958, 1962 e 1970.

Thiago Uberreich anuncia a “Trilogia do Tri”. (Imagem: reprodução/Facebook)

Campeonato Mineiro na internet

Engana-se, porém, que o recente agito da crônica esportiva passa apenas pela negociação pelos direitos de transmissão da Copa do Mundo. Competições locais também chamam a atenção de veículos de comunicação. Time que se prepara para disputar pelo terceiro ano consecutivo a segunda divisão nacional, o Cruzeiro assinou contrato com a Sempre Editora, empresa responsável pela publicação do jornal O Tempo. Pelo acordo, as partidas do “Cabuloso” no próximo Campeonato Mineiro serão transmitidas pelo site do diário, conforme informou com exclusividade na semana passada o portal Máquina do Esporte.

Final da Libertadores: partiu Montevidéu

Antes da Copa do Mundo, as atenções da crônica esportiva brasileira estarão voltadas para a final da atual edição da Taça Libertadores da América. Em jogo único a ser disputado no próximo sábado, 27, em Montevidéu (Uruguai), Flamengo e Palmeiras brigam pela taça. De acordo com a coluna de Flávio Ricco no portal R7.com, SBT (televisão aberta) e Fox Sports (TV por assinatura) estão definindo quem irá acompanhar o confronto in loco.

Pela parte do Sistema Brasileiro de Televisão, o narrador Téo José viajará ao Uruguai acompanhado de profissionais como Washington Coração Valente, Nadine Bastos, André Galvão e Fernanda Arantes (além da equipe de técnica e produção). Pelo lado da emissora do Grupo Disney, os escalados para a viagem da final da Libertadores são o locutor João Guilherme, os comentaristas Paulo Calçade e Zinho e os repórteres Bibiana Bolson e Pedro Henrique Torre.

Compartilhe
1
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

De chips de cérebro-computador a mudanças climáticas: o Dubai Future Forum 2024 prevê o futuro da humanidade

O Dubai Future Forum faz previsões ousadas com a participação de 2 milhões de pessoas…

8 horas ago

Laboratório de Biociências da Rigaku é inaugurado nos EUA

– Para fornecer novas tecnologias de visualização para produtos biofarmacêuticos no maior centro de pesquisa…

8 horas ago

PUMA lança Green Flags: um novo podcast que envolve a geração Z na sustentabilidade

A empresa esportiva PUMA lançou o Green Flags, uma série de podcasts em cinco partes…

8 horas ago

Moody’s adquire a Numerated Growth Technologies para expandir soluções de tecnologia de empréstimos

A Moody’s Corporation (NYSE:MCO) anunciou hoje que adquiriu a Numerated Growth Technologies (Numerated), uma plataforma…

8 horas ago