Como talvez muitos profissionais de comunicação já saibam, assessoria de imprensa em países de língua inglesa é executada pelos profissionais de relações públicas. Mesmo que o nome assessor de imprensa (press officer) exista no mercado, o profissional da área é geralmente chamado de PR (Public Relations).
Mas o que é um digital PR? Há alguns anos, devido ao avanço da internet e importância dos sites em estratégias de comunicação e negócios, surgiu a profissão de digital PR, que em português seria Relações Públicas Digital. Como o nome supõe, o objetivo do digital PR é contatar veículos online. Ele também pode criar estratégias para mídias sociais, newsletters e ações com influenciadores e bloggers. Mas uma das principais funções de um digital PR, com certeza, é criar links, o chamado link building.
Por isso, o digital PR trabalha alinhado com a equipe de SEO (Search Engine Optimization) de uma empresa ou agência digital. Os backlinks criados vão melhorar a posição do site em relação às ferramentas de busca, fazendo com que várias páginas aparecem na primeira página do Google, por exemplo, melhorando o tráfego orgânico do site. A profissão é chave para todos que querem tornar um site mais conhecido, melhorar a sua otimização nas ferramentas de busca e alavancar negócios.
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Como os links são criados? Há alguns anos, os links eram criados por link builders que desenvolviam atividades técnicas ou faziam atividades que hoje estão em desuso pois são penalizadas por sites de buscas. Antigamente, por exemplo, era comum por links em comentários de mídias sociais. Esses links até podem trazer tráfego para um site, mas eles não influenciam o Google.
Hoje, para criar links, os digital PRs fazem atividades mais sofisticadas. Mesmo que várias das ações técnicas, como realinhamento de links, continuem a existir, um dos grandes diferenciais é a relação desse profissional de PR com a equipe que cria conteúdo no site. Assim, ele pode criar grandes campanhas de conteúdo para um site baseadas em pesquisas que podem chamar a atenção de muitos veículos, os quais perceberão que a adição de um backlink, de fato, irá adicionar valor à uma matéria ou artigo escrito.
A profissão envolve criatividade, pensamento estratégico, ter experiência com produção de conteúdo, contatar profissionais de mídia e também um certo conhecimento técnico de SEO. Por isso que se diz que um profissional da área deve pensar como um SEO e atuar como um PR. A profissão é promissora e está em crescimento em várias países pelo mundo. Talvez seja a hora dela crescer também no Brasil.
Emerson Zanette é especialista em Digital PR para o All Things Hair, na Green Park Content, em Londres