Observador, facilitador e orientador. Essas são as características mais comuns entre comunicadores atuantes no país. É o que aponta a pesquisa “Talento Brasileiro da Comunicação”. Realizado pelo Grupo Comunique-se e pela ETALENT, o levantamento se propôs a traçar o perfil comportamental de quem atua no setor, tendo como base a metodologia DISC. Os dados do estudo, que contou com 1.846 respostas, foram revelados na tarde desta terça-feira, 7, Dia do Jornalista.
Os destaques da pesquisa foram divulgados em primeira mão para quem assistiu ao webinar realizado por Rodrigo Azevedo (CEO do Grupo Comunique-se) e Jorge Matos (CEO da ETALENT). Juntos, os dois empreendedores apresentaram dados e explicaram como funciona o DISC, metodologia que consiste em organizar o comportamento de um profissional em quatro blocos: dominante, influente, estável e conforme.
Nesse sentido, influente é o fator comportamental que predomina entre comunicadores brasileiros. Quase metade (43,16%) está inserida nessa classificação que, entre outros pontos, conta com características como persuasão, relacionamentos, popularidade & reconhecimentos e a busca por aprovação & apoio. De acordo com a pesquisa “Talento Brasileiro da Comunicação”, os influentes são seguidos pelos estáveis (25,42%), conformes (20,03%) e dominantes (11,39%).
CEO e fundador do Grupo Comunique-se, Rodrigo Azevedo fez a lição de casa. Ele foi um dos respondentes da pesquisa. E ficou surpreendido com os resultados a partir da metodologia DISC. “A sensação que dá é a de ter um ‘espião’ vendo e passando os resultados para quem for montar o relatório, pois traça o seu perfil exato”, comenta. “É muito interessante e instigante”, prossegue o gestor. “É tão preciso que parece macumba!”, brincou Alice Lino, comunicadora que acompanhou o webinar.
“A pesquisa traz a experiência de autoconhecimento e reflexão”, disse Jorge Matos durante o webinar. Ele destacou, ainda, que o levantamento pode ajudar o comunicador a ter contato com o seu “Cubo de Conhecimentos”. Trata-se de premissa que leva em consideração os comportamentos, os conhecimentos e as habilidades de um indivíduo. Entrelaçados e bem trabalhados, eles culminam em atitudes de alta performance, que geram resultados. “É a evolução do CHA”, diz o CEO da ETALENT sobre a premissa que leva em consideração comportamentos, habilidades e ações.
A pesquisa foi além de meramente organizar os resultados entre os quatro eixos da metodologia DISC. Transformou o quadrante em características que se sobressaem entre os profissionais de comunicação do Brasil. O levantamento mostra, assim, o “Mapa de Talentos da Comunicação”. Orientador e facilitador ocupam espaço no pódio, com 6,28% e 9,91% das respostas, respectivamente. O principal talento, contudo, foi observador — que predomina em 10,29% dos entrevistados.
Durante o webinar de apresentação da pesquisa, foi elencado o que transforma observador em um talento para os comunicadores:
Visionário, por outro lado, é o talento menos presente entre os profissionais de comunicação do país. Ela só consta em 0,36% da classe — quando considerada a base de respondentes da pesquisa. “Capaz de fazer a leitura das perspectivas de futuro e que não se deixa contaminar por visões pragmáticas desiludidas que permeiam situações presentes. Vislumbra possibilidades de forma lógica e factível, valendo-se de seu conhecimento sempre renovado com novas nuances, nas quais se inspira”, definem os organizadores do estudo sobre tal característica que pode ser atrelada ao empreendedorismo e ao que é definido como “super humano”. Apenas 0,16% apresentam esse perfil.
A íntegra da pesquisa “Talento Brasileiro da Comunicação” está disponível na internet. Para baixá-la, basta clicar aqui.
A HCLTech, uma empresa líder global em tecnologia, divulgou hoje os resultados financeiros do quarto…
Bem posicionada para capitalizar com suas propostas baseadas em IA, modelo de entrega global e…
Em resposta aos desafios sem precedentes que a América Latina enfrentou durante várias crises de…
CIDADE DO MÉXICO 27/4/2024 - Em resposta aos desafios sem precedentes que a América Latina…
Com o período de declaração do Imposto de Renda em pleno vapor, os brasileiros buscam…
No mundo dos negócios, imprevistos podem acontecer a qualquer momento. Algumas situações podem ser ruins…