O Homem Sorriso do Rádio vai apresentar programa matinal na Top FM a partir de setembro. Apesar da novidade, Eli Corrêa deverá seguir com sua atração vespertina da Rádio Capital. Informação exclusiva do colunista Anderson Cheni
Um dos maiores comunicadores populares do Brasil, Eli Corrêa está acertando a sua ida para a Top FM. O “Homem Sorriso do Rádio” vai somar mais uma emissora radiofônica no currículo. Ele, que já passou por Tupi, Globo, Record e América, está há anos na Rádio Capital.
Conforme apurado pela coluna, o acerto com o novo veículo fará com que Eli Corrêa a programação matinal da Rádio Capital. Na emissora sediada no bairro paulistano do Paraíso, ele comanda há anos a faixa das 6h às 8h. Porém, o experiente comunicador seguirá com a atração que está no ar há décadas e que é apresentada das 12h às 15h. A coluna crava a ida do comunicador para a Top FM e informa que o contrato já foi assinado.
Diretor geral da Rádio Capital, Francisco Paes de Barros confirmou que existe a possibilidade do Eli Corrêa ir para a Top FM para fazer o horário da manhã. “A audiência da Capital é muito boa. De segunda a sexta-feira, das 6h às 11h, ela está entre as três mais ouvidas entre as emissoras AM e FMs da Grande São Paulo. Com a crise econômica e com a mídia digital, as fatias do bolo publicitário sofreram alteração. Temos que enquadrar os nossos custos ao tamanho da fatia que cabe à Capital”, contou à coluna. O gestor também avisou que nos próximos dias a emissora já terá uma solução em relação ao comunicador que ocupará o horário.
Data da estreia
A coluna tentou contato com o diretor artístico da Top FM, Enio Roberto Silvério, mas não obteve retorno até o momento. Eli Corrêa deve estrear no Top FM em 3 de setembro. Ele comandará o horário das 5h às 8h. Aos 66 anos e prestes a completar 50 anos de carreira no rádio, o comunicador já trabalhou em FM no começo dos anos 90, na ocasião na X FM 90.5 Mhz, emissora que pertencia ao Sistema Globo de Rádio e antecedeu a frequência da CBN em 1991.
Análise do colunista
O FM está de olho em grandes comunicadores. Antes restrito ao AM, o segmento popular tem se tornado líder também em frequência modulada. Recentemente, por exemplo, a Band FM tirou Patrícia Liberato da Transcontinental. A chegada de Eli Corrêa à Top FM busca fazer com que a emissora — até agora com foco na música sertaneja — suba no ranking do Ibope.
Enquanto veículos do FM se reforçam, a situação do AM (principalmente em São Paulo) vai ficando delicada. A Globo/CBN encerrará seus trabalhos em AM em setembro. Líder na disputa em amplitude modulada, a Rádio Capital terá que se desdobrar para segurar a audiência e seus anunciantes no horário matinal. Bons nomes não faltam no mercado para ocupar o lugar de Eli Corrêa. Porém, é uma grande perda para a faixa nobre do AM. As últimas movimentações aumentam a preocupação diante da incapacidade do Ministério das Comunicações em agilizar a migração para o FM.
Leia mais:
- “Fui pego de surpresa”, diz narrador demitido do SporTV
- Record TV resgata grandes entrevistas de Marcelo Rezende
- Calote? Grupo Abril promete liberar FGTS de demitidos