Time brasileiro foi eliminado da Taça Libertadores mesmo vencendo o Guaraní
Ao menos dois jornais do Paraguai brincaram com a desclassificação do Corinthians
A Taça Libertadores da América de 2020 não será palco para acirrar a rivalidade entre Palmeiras e Corinthians. Isso porque o Timão foi eliminado da principal competição de futebol da América do Sul antes mesmo de chegar à fase de grupos. O alvinegro venceu o Guaraní do Paraguai por 2 a 1 na noite de quarta-feira, 12. Apesar da vitória, o clube brasileiro foi desclassificado e acabou virando motivo de chacota na imprensa do país vizinho.
Leia mais:
- A “japonesa” que leva “tormenta” a Bolsonaro
- Por que 13 de fevereiro é o Dia Mundial do Rádio?
- Ricardo Boechat, um ano de saudade
Reportagem publicada no início desta madrugada no site da ESPN Brasil revelou que o Corinthians pautou — de forma lúdica — ao menos dois jornais paraguaios. O Último Hora avisou que o time local se agigantou em plena Arena Corinthians. “O Guaraní voltou a se agigantar em terras brasileiras”. A publicação aproveitou para lembrar que a equipe paraguaia já tinha histórico de superar o adversário brasileiro. “O mesmo rival que eliminou na histórica campanha de 2015, quando alcançou as semifinais [da Libertadores]”.
ABC Color
“Paternidade lendária” foi a manchete escolhida pelo ABC Color para estampar a notícia em seu site. A afirmação tem a ver com a cultura esportiva em países de língua espanhola. O que no Brasil é definido como comerciante e freguês, transforma-se em relação de papai (vencedor) e filho (derrotado). O veículo da imprensa paraguaia também destacou que, depois de cinco anos, o Corinthians voltou a ser eliminado da Taça Libertadores pelo mesmo Guaraní.
“De quatro partidas entre ambos, são três vitórias do Guaraní. Em duas séries de ida e volta, são duas classificações paraguaias”, pontuou a reportagem do ABC Color. “[O goleiro] Servio foi a grande figura com defesas monumentais, que materializaram uma nova façanha dos Aborígenes, que agora tem como ‘filho’ o gigante brasileiro”, afirmou, em outro trecho da matéria, o site do jornal paraguaio — ajudando a transformar o Corinthians em pauta internacional mesmo eliminado da Libertadores.
Time subestimado
Por fim, o ABC Color relembrou que, antes de virar chacota entre jornais do Paraguai, um ex-dirigente do Corinthians chegou a tirar sarro do Guaraní. Em 2015, ao ser informado que o alvinegro enfrentaria o time paraguaio no mata-mata da Libertadores, Sergio Janikian, então no primeiro escalão do futebol corintiano, deu “graças a Deus” pelo confronto. Dando ou não graças a Deus por mais um trunfo da equipe local, o ABC Color voltou a divulgar o vídeo com a declaração que foi originalmente registrada pelo Fox Sports Brasil.