O Facebook anunciou, nesta quinta-feira, 16, o investimento de mais de US$ 2,6 milhões em empresas e entidades de comunicação brasileiras. A iniciativa terá duração de três anos e o valor deverá ser distribuído nos próximos 12 meses. Foram selecionadas 20 organizações de comunicação e associações que representam mais de 200 veículos de comunicação.
Leia mais:
- Sindicato suspende greve de funcionários da RedeTV
- Afiliada da Globo faz apelo por doação de medula óssea para repórter
- Record TV contrata apresentador de afiliada do SBT e tira Bruno Peruka do ar
Além do valor milionário, que deverá ser aplicado em fundos de inovação destinados aos veículos e projetos desenvolvidos em colaboração com as associações de mídia, a rede social fará acordos comerciais com as selecionadas. Segundo texto publicado pela empresa americana, a medida é parte do projeto “News Innovation Test”, que tem como objetivo “trazer mais links de artigos de notícias para a plataforma, além dos que já são compartilhados pelos veículos em suas Páginas no Facebook”.
Para criar medidas que impactem diferentes tipos de veículos de comunicação, os projetos financiados pelo Facebook serão desenvolvidos em parceria com associações de imprensa nacionais e internacionais. Participam a Associação de Jornalismo Digital (Ajor), a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e o International Center for Journalists (ICFJ).
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e o Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), também tiveram suas parcerias renovadas com o Facebook. Os frutos da união entre as organizações são a criação de 10 mil vagas para treinamentos e o projeto “Atlas da Notícia”, respectivamente.
Grupos de comunicação selecionados
Para os acordos comerciais e participação nos projetos desenvolvidos pelo programa do Facebook, foram selecionados alguns dos maiores grupos de comunicação do Brasil. Veja, abaixo, a lista de participantes:
A Crítica, A Gazeta, Diários Associados (Correio Braziliense e Estado de Minas), Estadão, Folha de S.Paulo, Grupo Abril (Placar, Super, Veja, Veja Rio, Veja São Paulo e Veja Saúde), Grupo Bandeirantes (BandTV, BandNews, BandNews FM, Rádio Bandeirantes e TV Terra Viva), Grupo GRPCOM (Gazeta do Povo e Tribuna do Paraná), Grupo Jaime Câmara (Daqui, Jornal de Tocantins e O Popular), Grupo RBS (Diário Gaúcho e GZH), O Antagonista (e Revista Crusoé), Jovem Pan, O Povo, O Tempo, Poder360, Record (Record TV e R7), RedeTV!, SBT (e SBT News), Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (Jornal do Commercio, NE10, Rádio Jornal e TV Jornal) e UOL.