Uncategorized

Faculdade cria curso para incentivar produção de séries de TV

curso - séries
(Imagem: Reprodução/Pixabay)

A Facha – Faculdades Integradas Hélio Alonso – anunciou parceria com a Escola de Séries para lançar o curso “Da Ideia ao Projeto”. O treinamento tem como objetivo principal preparar os alunos – autores, produtores ou executivos – para a criação, desenvolvimento e comercialização de projetos de séries para a TV e outras plataformas.

Segundo a divulgação feita pela instituição de ensino, o curso possui 128 horas de extensão, com 16 aulas aos sábados, divididas em dois ciclos (intermediário e profissional). Os encontros estão marcados para começarem em 21 de outubro, no campus Botafogo, no Rio de Janeiro.

Parceira da faculdade no projeto, a Escola de Séries adota metodologia especializada na capacitação e qualificação de profissionais e no desenvolvimento de projetos de séries de ficção para a TV e outras plataformas para os mercados brasileiro e internacional.

Integrando mercado e academia, teoria e prática, criatividade e negócio, o curso “Da Ideia ao Projeto” pretende contribuir para o aumento da competitividade de projetos e profissionais do setor de vídeos e, consequentemente, para o adensamento da cadeia produtiva do audiovisual.

“Estamos muito entusiasmados com essa aliança com a Facha para continuar com a Escola de Séries no Rio. Aprendemos na prática que copiar e colar o modelo americano não funciona, então criamos metodologia que ‘tropicaliza’ os melhores métodos americanos e europeus, mas respeita a nossa criatividade e narrativa”, afirma o produtor executivo, Mauricio Mota.

Ciclos de estudo

No treinamento, são oferecidos dois ciclos de estudos. O intermediário é voltado para quem quer conhecer o mercado de séries e suas oportunidades, as ferramentas essenciais de criação e desenvolvimento de narrativas seriadas, storyline, sinopse, argumento, construção de personagens até a elaboração da bíblia.

O ciclo profissional dirige-se a quem quer desenvolver o roteiro de um piloto, elaborar o orçamento, a arquitetura financeira e a estratégia de financiamento do projeto, além do casting, empacotamento e técnica de pitching.

“O mercado audiovisual brasileiro vive ótimo momento com o surgimento de novas oportunidades de financiamento e distribuição, principalmente a partir da criação do Fundo Setorial do Audiovisual e da Lei 12.485, a Lei da TV Paga. É possível observar crescimento substancial na demanda por obras de produção independente brasileira. O objetivo primordial da Escola de Séries é oferecer cursos voltados para a capacitação e qualificação de profissionais, sejam eles criadores, produtores ou executivos de desenvolvimento”, declaram os idealizadores da iniciativa.

Equipe

A equipe responsável pelo curso é integrada pelas coordenadoras pedagógicas Sonia Rodrigues (autora, roteirista e Phd em Literatura); Angélica Coutinho (autora e roteirista, especialista em regulação audiovisual na Ancine); e pelos produtores executivos Maurício Mota (brasileiro radicado em Los Angeles, responsável pela série de sucesso mais longa do canal de streaming Hulu); e Ana Cecilia Springefeldt (executiva com mais de 20 anos de experiência em audiovisual, com passagens pela Ansine, Funcine, RB Cinema I, Diler & Associados e Total Filmes).

SOBRE O AUTOR

Redação Comunique-se

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se. Atualmente, a redação do site é liderada pelo editor sênior Anderson Scardoelli.

COMENTAR

COMENTAR