A Folha de S. Paulo é o veículo de comunicação com mais assinantes entre os jornalistas brasileiros. É o que mostra o “Raio-X do mercado de jornalismo no Brasil”, levantamento divulgado pelo Portal Comunique-se no mês passado.
Leia mais:
- No Brasil, 34% do jornalismo é totalmente digital
- Acusado de ordenar sequestro de jornalista, deputado é cassado
- Edilson Silva ganha vez no jornalismo da Super Rádio Tupi
Na questão “você assina pelo menos um veículo de comunicação?”, a Folha foi disparado o título mais mencionado. De todos que afirmaram assinar ao menos uma publicação, 43,26% (77 em números absolutos) colocaram-se como leitores do jornal que tem 100 anos de história na imprensa do país.
O número representa mais que o dobro do segundo colocado em termos de assinaturas entre os jornalistas brasileiros. Isso porque o Globo surge na sequência, sendo mencionado por 37 respondentes. O jornal O Estado de S. Paulo fecha o pódio, com 34 assinantes entre os entrevistados.
Folha de S. Paulo e pesquisa sobre o jornalismo
O levantamento “Raio-X do mercado de jornalismo no Brasil” foi realizado pelo Portal Comunique-se, por meio da solução de comunicação corporativa Comunique-se 360, de 20 de outubro a 5 de dezembro de 2021. Ao todo, foram 335 jornalistas respondentes espalhados por todas as regiões do país, entre atuantes em redações, agências de comunicação, desempregados e aqueles que estão trabalhando fora de setores ligados à imprensa.
A íntegra da pesquisa está disponível gratuitamente para download. Para baixar, basta clicar aqui e seguir os passos indicados.
Leia também: Para a maioria dos jornalistas, formação na área é importante para podcasts