Locutor esportivo estava em Lima na preparação para narrar Flamengo X River Plate pela final da Taça Libertadores da América
Após se sentir mal, Galvão Bueno passou por cateterismo para desobstrução de artéria. No jogo, será substituído por Luís Roberto na TV Globo
Susto na crônica esportiva brasileira às vésperas da final da Taça Libertadores da América deste ano. Programado para a tarde de sábado, 23, o confronto Flamengo X River Plate não contará com narração de Galvão Bueno. Aos 69 anos, o locutor esportivo já estava com a equipe da TV Globo em Lima, capital do Peru e palco da decisão, mas se sentiu mal. Levado ao hospital, passou por processo de cateterismo, que constatou a obstrução de uma de suas artérias.
Leia mais:
- Brasil segue em ranking de impunidade de crimes contra jornalistas
- Jornais centenários tentam unir patrimônio a transformação
- Pautada por jornalistas negros, Record produz especial sobre a Consciência Negra
Com o estado clínico, Galvão Bueno segue internado no Anglo-Americana. Acompanhado da mulher, Desiree, ele chegou ao hospital na manhã desta quinta-feira, 21, conforme informou o Grupo Globo em nota oficial. A expectativa é que a equipe responsável pelo atendimento divulgue boletim médico ao decorrer das próximas horas. A situação, contudo, tirou o narrador da cobertura da final da Libertadores. A direção da emissora divulgou que o “Mestre do Jornalismo” Luís Roberto será o responsável por levar ao público da TV Globo e do Globoesporte.com a emoção do jogo.
Galvão Bueno chegou a Lima na tarde de quarta-feira, 20. Flamenguista, ele estava escalado para acompanhar o jogo que pode resultar no segundo título de seu time do coração na Libertadores. Em 1981, ano da única conquista (por ora) da equipe carioca na competição continental, coube ao próprio Galvão Bueno narrar a decisão do mundial. Na ocasião — com gols de Nunes (2) e Adílio –, o rubro-negro superou o Liverpool por 3 a 0. No Brasil, a partida foi transmitida pela TV Globo.
Apoio nas redes
O problema cardiovascular de Galvão Bueno causou, de imediato, comoção nas redes sociais. No Twitter, o nome do locutor esportivo aparece na lista de termos mais comentados no país. No geral, mensagens em prol de sua franca recuperação — além de alguns memes com a situação. Pelo Instagram, alguns jornalistas, como Mauro Beting e Gustavo Villani (que o chama de “padrinho”), fizeram questão de mostrar o quanto admiram o colega de crônica esportiva e torcem por sua melhora.
Confira, abaixo, a nota do Grupo Globo:
Nosso companheiro Galvão Bueno teve um mal-estar hoje de manhã em Lima, onde se encontra para a narração da final da Libertadores. Ele foi levado para exames na clínica Anglo-Americana, no bairro de Miraflores, acompanhado por sua mulher Desiree Galvão Bueno. Foi atendido prontamente e está sendo submetido a um cateterismo para desobstrução de uma artéria coronariana. Todos nós desejamos ao querido Galvão uma rápida recuperação. O hospital divulgará ao término do procedimento um boletim médico. A narração da final da Libertadores será feita pelo companheiro Luis Roberto.