COMUNICAÇÃO

Globo aposta em podcasts e aumenta investimento em áudio em 2021

Globo podcasts

A Rede Globo está investindo em podcast. A empresa anunciou ontem (21), durante o evento AudioDay 2021, que este ano a Globoplay se tornará também um hub de podcasts, com mais de 80 títulos reunidos. Além dos programas produzidos pelo G1, GE e GShow, a emissora contará também com a nova parceria com o estúdio B9 e a transmissão das rádios CBN Rio e CBN SP.

De acordo com pesquisa realizada pela Globo, em parceria com o Kantar Ibope e divulgada em nota à imprensa, os podcasts ocupam um dos territórios mais demandados e promissores da atualidade. Em 2019, a parcela da população que se declarava ouvinte de podcasts era de 13% (21 milhões de brasileiros), enquanto, em 2020, o número passou para 17% (28 milhões de pessoas). Na empresa, o crescimento no período foi de 450%, segundo o head de Áudio Digital da Globo, Guilherme Figueiredo.

Este ano, mais de 10 programas serão lançados, abordando diversos gêneros e assuntos, seja no jornalismo ou entretenimento. O presidente executivo da Globo, Jorge Nóbrega, explica que a qualidade e diversidade de conteúdos e plataformas sempre foram preocupações da empresa, que tem como objetivo se aproximar cada vez mais do consumidor.

Leia mais:

Daniel Adjuto é anunciado como novo apresentador do ‘Live CNN’
A vacina finalmente chegou – Por Heródoto Barbeiro

“Os podcasts complementam as ofertas que a Globo faz em várias outras plataformas. Queremos estar sempre junto ao consumidor, no contexto em que ele vive, em seu cotidiano, sua jornada e, nesse cenário, o áudio é fundamental. E para isso convidamos também marcas, anunciantes e agências a criar e explorar com a gente esse mundo que estamos colocando no ar hoje”, afirma.

Ainda de acordo com texto divulgado pela Rede Globo, outro ponto importante relacionado à novidade na produção de podcasts é a parceria com a produtora de conteúdos em áudio, B9, considerada uma das principais do segmento no Brasil. A partir de agora, programas como Mamilos e Braincast serão promovidos e comercializados com exclusividade pela emissora carioca.

Os novos títulos se juntam aos mais de 80 já produzidos pela Globo, que contam com programas liderados por nomes como Pedro Bial, Angélica e a equipe do semanal ‘Fantástico’, além de sucessos como ‘O Assunto’, apresentado pela jornalista Renata Lo Prete, e ‘Alerta Spoiler!’, com Fernando Caruso e Jaiê. Além do Globoplay, a maioria dos programas seguirá presente em outras plataformas de Streaming como Spotify, Deezer e Apple Podcasts.