Qual foi o melhor veículo de comunicação do Brasil em 2017? Essa foi uma das sete perguntas inseridas na enquete promovida nesta semana junto à base da newsletter do Portal Comunique-se. O nome mais votado entre os 139 participantes foi GloboNews. A emissora que “nunca desliga” foi a escolha de 16 internautas.
Especiais 2017
A enquete, que coloca o canal de notícias da Globosat em primeiro lugar na preferência dos jornalistas nacionais, foi marcada pela pulverização. Além da campeã GloboNews, mais de 80 veículos foram mencionados pelos internautas. A maioria aparece com apenas um voto registrado. Por outro lado, apenas a GloboNews e outros nove tiveram mais de dois votos.
No final, o top 10 conseguiu contemplar os mais diversos meios de comunicação. A lista de melhores veículos de mídia em 2017, segundo a visão dos leitores do Comunique-se, é composta por três jornais impressos, duas marcas atuantes no Brasil somente no ambiente online, uma revista, uma emissora radiofônica e três canais de televisão.
O fim de 2017 marca a GloboNews como o melhor veículo na opinião do público do Comunique-se, mas também representa momento de mudanças importantes. Conforme anunciado há meses, a emissora iniciou o mês de dezembro sob novo comando. Eugênia Moreira deixou o cargo de diretora responsável pelo canal, sendo substituída por Miguel Athayde. Ainda em dezembro, a redação sofreu uma baixa, a dispensa da comentarista Thais Herédia. Anteriormente, com o então afastamento de William Waack da TV, Renata Lo Prete deixou o comando do ‘Jornal das Dez’, função interinamente ocupada por Natuza Nery.
Depois de o afastamento de Waack se tornar rescisão contratual com o Grupo Globo, Renata Lo Prete foi confirmada como a mais nova titular do ‘Jornal da Globo’. Fora de vez do ‘Jornal das Dez’, o telejornal da GloboNews será ancorado por Heraldo Pereira. Natuza Nery, por sua vez, seguirá como comentarista do noticiário noturno.
Se separada por meios, a mídia impressa demonstra a sua força. No top 10, foram 21 votos destinados a veículos genuínos do papel. Com redações na cidade de São Paulo, a revista Carta Capital e os jornais Folha e Estadão aparecem na lista dos melhores. O mesmo ocorre com o carioca O Globo. O diário da Família Marinho forma a trinca de veículos do Grupo Globo entre os mais citados, ao lado da líder GloboNews e da TV Globo.
Os dois sites que aparecem na lista de melhores do ano são oriundos do exterior. Mantido pelo grupo espanhol Prisa. A versão brasileira do veículo, que se posicionou contra a independência da Catalunha, caiu no gosto dos jornalistas brasileiros. A marca ficou na terceira posição do top 10. Com três votos, The Intercept é criação do comunicador e advogado norte-americano Glenn Greenwald. Nenhum portal nativo do Brasil recebeu mais de dois votos na enquete promovida pelo Comunique-se.
A coenzima Q10 é uma molécula essencial para produção de energia e, de acordo com…
Bianca Rodrigues, tatuadora de Curitiba, e Lucas Tortorello, empresário de São Caetano do Sul, são…
Empresas do setor estão avaliando as vantagens dos regimes tributários Simples Nacional, Lucro Real e…
Especialista explica como a automação de processos e o suporte a redes inteligentes pode ajudar…
Comunicação é Tudo, programa do YouTube da jornalista Vera Lucia Rodrigues, da Vervi Assessoria, traz…
Alessandra Crisanto, CEO de empresa que presta consultoria a brasileiros interessados em estudar no exterior,…