COMUNICAÇÃO ESPECIAIS

GloboNews é destaque entre o público do Comunique-se

maria beltrao - globonews - destaque 2017
GloboNews, de Maria Beltrão e 'Estúdio I', foi destaque para o público do Comunique-se (Imagem: Divulgação)

Emissora focada em jornalismo, a GloboNews foi a mais votada em enquete promovida pelo Comunique-se. O público respondeu qual foi o melhor veículo do ano

Qual foi o melhor veículo de comunicação do Brasil em 2017? Essa foi uma das sete perguntas inseridas na enquete promovida nesta semana junto à base da newsletter do Portal Comunique-se. O nome mais votado entre os 139 participantes foi GloboNews. A emissora que “nunca desliga” foi a escolha de 16 internautas.

Especiais 2017

A enquete, que coloca o canal de notícias da Globosat em primeiro lugar na preferência dos jornalistas nacionais, foi marcada pela pulverização. Além da campeã GloboNews, mais de 80 veículos foram mencionados pelos internautas. A maioria aparece com apenas um voto registrado. Por outro lado, apenas a GloboNews e outros nove tiveram mais de dois votos.

No final, o top 10 conseguiu contemplar os mais diversos meios de comunicação. A lista de melhores veículos de mídia em 2017, segundo a visão dos leitores do Comunique-se, é composta por três jornais impressos, duas marcas atuantes no Brasil somente no ambiente online, uma revista, uma emissora radiofônica e três canais de televisão.

Confira o top de 10 dos melhores veículos do Brasil em 2017:

globonews - top 10 - veiculos - destaque 2017
Apenas 10 veículos tiveram três ou mais votos

Reconhecimento & mudanças

O fim de 2017 marca a GloboNews como o melhor veículo na opinião do público do Comunique-se, mas também representa momento de mudanças importantes. Conforme anunciado há meses, a emissora iniciou o mês de dezembro sob novo comando. Eugênia Moreira deixou o cargo de diretora responsável pelo canal, sendo substituída por Miguel Athayde. Ainda em dezembro, a redação sofreu uma baixa, a dispensa da comentarista Thais Herédia. Anteriormente, com o então afastamento de William Waack da TV, Renata Lo Prete deixou o comando do ‘Jornal das Dez’, função interinamente ocupada por Natuza Nery.

Depois de o afastamento de Waack se tornar rescisão contratual com o Grupo Globo, Renata Lo Prete foi confirmada como a mais nova titular do ‘Jornal da Globo’. Fora de vez do ‘Jornal das Dez’, o telejornal da GloboNews será ancorado por Heraldo Pereira. Natuza Nery, por sua vez, seguirá como comentarista do noticiário noturno.

A força do impresso

Se separada por meios, a mídia impressa demonstra a sua força. No top 10, foram 21 votos destinados a veículos genuínos do papel. Com redações na cidade de São Paulo, a revista Carta Capital e os jornais Folha e Estadão aparecem na lista dos melhores. O mesmo ocorre com o carioca O Globo. O diário da Família Marinho forma a trinca de veículos do Grupo Globo entre os mais citados, ao lado da líder GloboNews e da TV Globo.

Sites by exterior

Os dois sites que aparecem na lista de melhores do ano são oriundos do exterior. Mantido pelo grupo espanhol Prisa. A versão brasileira do veículo, que se posicionou contra a independência da Catalunha, caiu no gosto dos jornalistas brasileiros. A marca ficou na terceira posição do top 10. Com três votos, The Intercept é criação do comunicador e advogado norte-americano Glenn Greenwald.  Nenhum portal nativo do Brasil recebeu mais de dois votos na enquete promovida pelo Comunique-se.

SOBRE O AUTOR

Anderson Scardoelli

Anderson Scardoelli

Jornalista, 28 anos. Formado pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e pós-graduado em jornalismo digital pela ESPM. Há nove anos no Grupo Comunique-se, onde idealizou os projetos 'Correspondente Universitário' e 'Leitor-Articulista'. Na empresa, já atuou como freelancer (inserção de conteúdo), estagiário de pesquisa, estagiário de redação, trainee de redação, subeditor e editor-júnior. É, desde maio de 2016, o editor-pleno responsável pelo Portal Comunique-se e pelo conteúdo do Prêmio Comunique-se.

1 COMENTÁRIO

COMENTAR

Notícias Corporativas