Passados três dias desde a agressão sofrida por Leandro Matozo, cinegrafista da GloboNews, o governo do Estado de São Paulo se manifestou sobre o caso. Em resposta a carta enviada pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Secretaria de Comunicação prometeu uma investigação policial rigorosa e ágil, além de destacar seu posicionamento em defesa da liberdade de imprensa.
Leia mais:
- Lance e LiveSports fecham parceria para produção de vídeos
- ESPN seleciona vozes femininas para treinamento de narração esportiva
- Júlio Lancellotti: padre e influenciador digital
Na última terça-feira, 12, Leandro Matozo foi agredido durante cobertura da chegada de Bolsonaro a Aparecida, no interior paulista. Um apoiador do presidente da República deu uma cabeçada no profissional e ameaçou-o de morte. O caso foi registrado em Boletim de Ocorrência na Polícia Militar, mas o agressor não foi encaminhado à delegacia.
Veja a nota do Governo de São Paulo à ABI:
“O Governo de São Paulo é defensor intransigente da imprensa livre como um dos pilares fundamentais da democracia brasileira. Em nome do Governador João Doria, a Secretaria de Comunicação repudia com veemência a covarde e injustificável agressão sofrida pelo cinegrafista Leandro Matozo, da GloboNews, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida na última terça (12). Nesta quarta, Doria determinou que a Secretaria de Segurança Pública atue com total transparência na apuração do caso. A investigação policial deve ser rigorosa e ágil para que o agressor responda imediatamente à Justiça pela gravidade do ataque cometido não apenas ao cinegrafista, mas também à liberdade de expressão no Brasil.”
Secretaria Especial de Comunicação
Governo do Estado de SP