Grupo tem se acostumado a aparecer em listas do Great Place to Work (GPTW). É a 14ª conquista na premiação. Em 2018, Comunique-se estreia na disputa entre médias empresas
Menos de duas semanas depois de ser reconhecido como uma das 5 melhores empresas de porte médio para se trabalhar no estado do Rio de Janeiro, o Comunique-se tem novo motivo para comemorar. Em evento realizado na noite de segunda-feira, 13, o grupo foi mais uma vez contemplado pelo Great Place to Work (GPTW). Desta vez, a premiação veio em nível nacional. Pela primeira vez, o Comunique-se apareceu na chamada lista Brasil da disputa, ocupando a 17ª posição entre as 150 companhias que formam o ranking.
A conquista faz com que o Comunique-se passe a contabilizar 14 placas no GPTW. Desde 2011, a empresa é prestigiada pela instituição internacional preocupada em dar visibilidade a boas práticas de bem-estar no ambiente corporativo. Até 2017, a empresa aparecia na divisão de pequenas corporações. No período, somou sete títulos entre as melhores do Rio de Janeiro e apareceu cinco vezes na lista top das companhias do segmento de TI & telecom. Em 2018, já marcando presença como empresa de médio porte, figurou no top five da disputa fluminense.
Como indicativo do que passa a ser o próximo objetivo do Comunique-se no que tange o GPTW, a lista Brasil deste ano foi revelada em cerimônia realizada no Espaço das Américas, na cidade de São Paulo. Valorizando mais uma vez a força feminina, a empresa esteve representada por duas mulheres. Coube, assim, à dupla Bruna Tavares (supervisora de gente e gestão) e Rose Silva (sócia-diretora comercial) subir ao palco da casa de espetáculos. “É a realização de um sonho! Sonho que, agora, evolui e passa a ser entrar na lista da América Latina do Great Place to Work”, comenta Rose, que está no Comunique-se desde 2001, ano de lançamento do grupo.
Valorizando a diversidade
Mulher, negra e nordestina, Rose Silva é exemplo de um dos pontos fortes do Comunique-se, conforme registrado pelos colaboradores na pesquisa promovida pelos organizadores do GPTW no país. O questionamento interno representa boa parte da pontuação final das listas do Great Place to Work – que também analisa documento sobre as práticas culturais. No último levantamento, os próprios funcionários apontaram a diversidade entre os itens de qualidade da empresa.
Provas de que o grupo não distingue os profissionais por gênero, naturalidade, raça e condição financeira não faltam. Entre eles está o executivo de relacionamento Marseu Carvalho, integrante da família Comunique-se desde julho de 2017, que nasceu em Angola. Bruno Moralles e Victor Veloso não veem suas orientações afetivas como empecilho para crescimento na empresa, tanto que ambos estão na equipe de “sucessores” de suas equipes. O trabalho de “sucessores” faz parte da Universidade Comunique-se, núcleo interno de bolsas de estudos e troca de conhecimentos criado em janeiro, e visa a formação de líderes dentro do próprio grupo. O foco em valorizar a formação técnica do time também foi destacado positivamente na pesquisa do GPTW.
Reconhecida só pelos colaboradores?
O ranking do GPTW é baseado na relação dos colaboradores com a empresa. Fato é que o Comunique-se também é reconhecido de forma positiva junto aos seus parceiros externos. Levando-se em consideração a satisfação do cliente por meio da metodologia Net Promoter Score (NPS), as divisões de negócios do grupo rivalizam com gigantes do porte de Apple, Netflix e Amazon. De acordo com o site Pluga.co, essas companhias norte-americanas registraram em 2017 índice de 72, 68 e 62, respectivamente. No segundo trimestre deste ano, a RIWeb, área do Comunique-se voltada ao relacionamento com investidores, registrou NPS de 83. Solução de televisão corporativa, a SuaTV fechou o período com 69. “É a prova que buscamos o ‘efeito UAU’ em tudo o que fazemos”, comemora o CEO e fundador do Comunique-se, o empreendedor Rodrigo Azevedo.