COMUNICAÇÃO

Hermano Henning estreia telejornal em emissora de SP

Hermano Henning - tv guarulhos
Jornalista Hermano Henning: desafio de ancorar telejornal em emissora regional (Imagem: divulgação)

Ex-SBT, experiente jornalista chega à TV Guarulhos para “espalhar fatos”. Telejornal apresentado por Hermano Henning estreia em 1º de abril

Aos 73 anos, Hermano Henning demonstra entusiasmo de “foca” — profissional iniciante no jornalismo — com seu mais novo projeto profissional. Na segunda-feira, 1º de abril, o veterano comunicador, que passou 23 anos no SBT, estreia telejornal em emissora local baseada na Grande São Paulo. Recém-contratado da TV Guarulhos, ele será apresentador do ‘Espalha Fatos’.

No telejornal a ser transmitido pelo veículo que é sintonizado pela canal 3 da NET e 508 da Vivo Fibra em Guarulhos (SP), Hermano Henning terá companhia. O experiente jornalista conduzirá o programa em parceria com Sergio Lessa. O novo telejornal será exibido na televisão de segunda a sexta, às 12h. O produto informativo, contudo, nasce com a ideia de ser multiplataforma.

O ‘Espalha Fatos’ também será transmitido ao vivo pelo site da TV Guarulhos, pelo portal próprio que leva a marca do telejornal para a internet e pelo Facebook, com lives via fan page do noticiário e pelas páginas dos apresentadores. Posteriormente, as edições serão divulgadas em canal no YouTube. Com o formato proposto, Sergio Lessa e Hermano Henning devem interagir diretamente com o público espectador.

Comunicador regional

A estreia do ‘Espalha Fatos’ não representa o primeiro desafio profissional de Hermano Henning com o jornalismo local de Guarulhos. Na segunda maior cidade do estado de São Paulo, com população estimada em 1,3 milhão de habitantes, ele já foi diretor da TV Câmara (emissora mantida pelo poder Legislativo). Agora, como apresentador da TV Guarulhos, o profissional elogia a base de seu trabalho. “Guarulhos é um grande município, é maior que Campinas”, ressalta em contato com a reportagem do Portal Comunique-se.

Ex-correspondente internacional de TV Globo, Estadão e Veja, Hermano Henning aprecia o jornalismo regional. Fora a relação com o telejornalismo de Guarulhos, ele mantém coluna diária na Folha da Região. O vínculo com o jornal é uma forma de manter ligações com suas raízes. Isso porque o jornalista é natural de Guararapes, cidade do interior paulista que fica próxima a Araçatuba, onde opera a redação do impresso. E não para por aí, em nível nacional, segue como âncora do ‘RB Notícias’, da Rede Brasil de Televisão, que vai ao ar às 19h.

Relação judicial com o SBT

Durante 23 anos, Hermano Henning foi uma das principais figuras do jornalismo do SBT. A parceria entre as duas partes chegou ao fim por meio de demissão em fevereiro de 2017. A relação não acabou da melhor maneira. O apresentador acionou a Justiça contra a emissora. Contratado como pessoa jurídica (PJ), moveu ação trabalhista. Decisão em primeira instância, condenou a empresa de Silvio Santos indenizar o jornalista em R$ 100 mil. Assunto que faz o âncora se resguardar e informar: a disputa judicial ainda não teve desfecho. “Prefiro não comentar. Está agora em julgamento no Tribunal Regional do Trabalho. O SBT entrou com recurso”.

Nem todo tema é tabu para o experiente e renomado comunicador. No momento, porém, o jornalista prefere enfatizar que está nos preparativos finais para, ao lado de Sergio Lessa, ser o responsável por diariamente “espalhar fatos” para o público da TV Guarulhos — e internautas em todo o planeta — em pleno horário do almoço. “Está chegando o grande dia!”, comemora o apresentador.

hermano henning - sergio lessa - espalha fatos - tv guarulhos - estudio
Hermano Henning e Sergio Lessa. Dupla vai apresentar o ‘Espalha Fatos’, na TV Guarulhos (Imagem: divulgação)

SOBRE O AUTOR

avatar

Anderson Scardoelli

Orelhudo, observador e contador de histórias. Não necessariamente nessa ordem. De sua querida Estância Turística de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, para o mundo. Graduado em jornalismo pela Uninove e com especialização em jornalismo digital pela ESPM, mas gosta mesmo de dizer que foi formado pelo Comunique-se. Trabalha na empresa há mais de 10 anos, indo de estagiário de pesquisa a editor sênior. No meio do caminho, foi estagiário de redação, trainee, subeditor, editor júnior e editor pleno. Gosta de escrever e de falar sobre (adivinhem?) jornalismo!

COMENTAR

COMENTAR