Portal Comunique-se

Imprensa nordestina se destaca com novidades digitais

banner - aniversário - comunique-se (1)

Jornal torna-se parceiro do Facebook, marca reformula site e emissora de TV investe em ação via redes sociais

O mês de abril está sendo acompanhado por inovações implementadas por veículos de comunicação baseados no Nordeste. Na região, teve jornal comemorando ter sido escolhido para projeto desenvolvido em nível mundial pelo Facebook. Enquanto isso, portal de notícias prepara o lançamento de nova versão e um canal de TV se propõe a utilizar as redes sociais para incentivar o empreendedorismo.

Leia mais:

Parceiro de uma das maiores plataformas de rede social do mundo. É com essa chancela que o Diário do Nordeste, de Fortaleza (CE), segue a sua trajetória no jornalismo no decorrer das últimas semanas. Isso porque o título, que recentemente passou a concentrar sua força de produção 100% no online, foi um dos cinco veículos brasileiros selecionados pelo Facebook para programa de aceleração de audiência virtual.

O Diário do Nordeste é o único representante da mídia nordestina na edição do projeto. Os outros veículos do Brasil selecionados pelo Facebook estão concentrados no Sul e no Sudeste: Gazeta do Povo (Curitiba/PR), Editora Globo e UOL (São Paulo/SP) e SBT (Osasco/SP).

“Momento chave para reforçar a transformação digital”

Diretor de marketing do Sistema Verdes Mares, conglomerado responsável pelo Diário do Nordeste, Erick Picanço comemora a parceria com o Facebook. “O programa accelerator chega em um momento chave para reforçar a transformação digital do Diário do Nordeste que, em fevereiro desde ano, ampliou seu portfólio e digitalizou todos os seus produtos”, comenta o executivo. “Essa iniciativa faz parte da decisão estratégica de tornar o DN o mais relevante e acessado veículo de informação do Nordeste nos próximos dois anos”, analisa.

Diario_do_Nordeste

Novo AratuON

Quando o assunto é investimento em conteúdo digital quem também apresenta novidades é o Grupo Aratu, de Salvador (BA). Além de controlar a afiliada local do SBT, a empresa mantém no ar o portal AratuON. E o braço digital do conglomerado prepara-se para ser remodelado. O resultado da reformulação será apresentado ao público internauta no domingo, 11.

O novo AratuON investirá em conteúdo multimídia e promete ir além do chamado hard news. Para agradar aos amantes do futebol local, o site estreará um documentário sobre o clássico entre Bahia e Vitória. “BAVI – O silêncio de um clássico” estará no ar justamente a partir de 11 de abril. Além disso, o projeto reformulado contará com colunistas e vídeos.

“Caminho para o protagonismo de nossos produtos digitais”

“A pandemia fez com que a gente percebesse o quanto a notícia e o entretenimento podem ser valiosos na vida das pessoas. Esse conteúdo, feito com a responsabilidade e a tradição de 52 anos do Grupo Aratu, pode, literalmente, salvar vidas”, avalia o gerente de conteúdo e inovação da empresa baiana, Pablo Reis. “Os acionistas e toda a equipe percebemos que ampliar as nossas formas de atuação, buscando ao máximo valorizar a singularidade da Bahia, as coberturas ao vivo e as plataformas digitais que só a Aratu tem são o caminho para o protagonismo de nossos produtos digitais”, explica o gestor.

aratuon - nova versão - nordeste

Em prol do empreendedorismo

No Ceará, parceria com o Facebook. Na Bahia, reformulação de site. A trinca de novidades digitais na imprensa nordestina é formada com a mais nova ação protagonizada pela Rede Tambaú de Comunicação (RTC), de João Pessoa (PB). Nesta semana, o conglomerado de mídia lançou a #TambauTMJ (Tambaú Tamo Junto). A iniciativa tem por objetivo divulgar gratuitamente serviços e produtos de micro e pequenos empreendedores do estado.

O trabalho em prol do empreendedorismo paraibano contará com divulgação nas afiliadas locais do SBT e da Jovem Pan, emissoras da RTC. Além disso, os materiais aprovados pela empresa terão vez no Portal T5 e, claro, nas redes sociais, onde a hashtag que dá nome ao projeto será disseminada.

Ainda como parte da digitalização da proposta, os empreendedores paraibanos terão de enviar seus materiais — áudios ou vídeos gravados na horizontal, com até 30 segundos de duração — para o WhatsApp de número 83-98832-3466. Na hora de enviar o conteúdo, o empresário deve informar nome, telefone, bairro, cidade e indicar ao menos um perfil na rede social.

“Compromisso com o desenvolvimento socioeconômico”

Superintendente da RTC, André Vajas foca no fator prestação de serviços da campanha. “Esse novo projeto reforça nosso compromisso com o desenvolvimento socioeconômico da Paraíba, especialmente neste momento tão desafiador”, declara o executivo. “Ficamos muito felizes em poder contribuir para que micro e pequenos empreendedores divulguem seus produtos e serviços e possam movimentar seus negócios”.

_____________

As novidades envolvendo Diário do Nordeste, AratuON e RTC mostram a força que a imprensa da região está conquistando no ambiente digital. Atualmente, de acordo com os registros da plataforma Comunique-se 360, solução de mailing imprensa líder no mercado brasileiro, há 710 projetos de comunicação online ativos em todo o território nordestino.

Compartilhe
0
0

Anderson Scardoelli

Jornalista, 31 anos. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupa atualmente.

banner-portal-cse-semana-do-cliente-dino (1)

Papo de Redação

Prêmio Comunique-se

Patrocinadores Ouro

Patrocinadores Ouro



Patrocinadores Prata

Patrocinadores Prata



Patrocinadores Bronze

Patrocinadores Prata