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Jornais iniciam parceria e criam a Rede Nordeste de conteúdo

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Projeto é formado por três publicações informativas. Ideia, ao menos no começo, é fortalecer relação entre Bahia, Ceará e Pernambuco

Está no ar a Rede Nordeste de comunicação. Lançada nesta semana, a iniciativa é liderada por três impressos: Correio, Jornal do Commercio e O Povo. Os jornais estão baseados, respectivamente, na Bahia, em Pernambuco e no Ceará. O principal objetivo do projeto é aproximar o noticiário dos estados, consistindo na troca de conteúdo.

A trinca de veículos que lança a Rede Nordeste no mercado é nativa do impresso. O projeto, contudo, não ficará restrito à mídia de papel. O programa vai se estender às plataformas digitais. De acordo com os idealizadores, a parceria resulta em “quebra de uma lógica da divulgação de informações”, fortalecendo o material jornalístico local “sem o filtro” de grandes agências.

A rede composta por Correio, Jornal do Commercio e O Povo vai priorizar pautas de três segmentos: social, econômico e político. Porém, conteúdos de outras editorias terão vez. A proibição de mais voos no aeroporto do Recife foi uma das notícias já inseridas no projeto. A história do garoto que eternizou a rotina da avó que sofria de Parkinson também entrou no circuito.

O Povo, Jornal do Commercio e Correio: Rede Nordeste tem parceiros em sintonia

Diretor-geral de jornalismo de O Povo (site), Arlen Medina Néri afirma que a novidade simboliza uma aliança em prol do jornalismo de qualidade. “Economia, política, esportes, cultura, tecnologia, meio ambiente. Informações checadas que impactam diretamente em públicos qualificados de Ceará, Bahia e Pernambuco. Juntos, somos o maior hub de informações jornalísticas do Nordeste brasileiro”.

O começo da Rede Nordeste mostra sinergia entre os veículos de comunicação parceiros. Na mesma linha exposta pelo representante de O Povo, o diretor de redação do Jornal do Commercio (site), Laurindo Ferreira, fala em “jornalismo de credibilidade”. Ele garante que o combate às notícias falsas fará parte do trabalho conjunto. “Este é um projeto onde compartilham seus conteúdos três marcas importantes do jornalismo nordestino. Marcas de credibilidade e relevância, no Nordeste e no Brasil. É um projeto inovador e de força jornalística em tempos de fake news”.

Para o diretor de jornalismo e mídias digitais do Correio (site), Roberto Gazzi, o maior beneficiado com o surgimento da Rede Nordeste será o público. “A união de três dos principais jornais de qualidade do País fortalece o Nordeste e traz ganhos aos seus leitores e parceiros”, comenta o gestor do jornal baiano. Demonstra, assim, que, unidos, os três veículos querem valorizar ainda mais o conteúdo da imprensa nordestina.

Rede Nordeste - Arlen Medina Néri O Povo, Roberto Gazzi (Correio) e Laurindo Ferreira (Jornal do Commercio)
Da esq. p dir.: Arlen Medina Néri, Roberto Gazzi e Laurindo Ferreira. Gestores da imprensa criam a Rede Nordeste (Imagem: divulgação)
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Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

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