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COMUNICAÇÃO

Jornais iniciam parceria e criam a Rede Nordeste de conteúdo

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(Arte: divulgação)

Projeto é formado por três publicações informativas. Ideia, ao menos no começo, é fortalecer relação entre Bahia, Ceará e Pernambuco

Está no ar a Rede Nordeste de comunicação. Lançada nesta semana, a iniciativa é liderada por três impressos: Correio, Jornal do Commercio e O Povo. Os jornais estão baseados, respectivamente, na Bahia, em Pernambuco e no Ceará. O principal objetivo do projeto é aproximar o noticiário dos estados, consistindo na troca de conteúdo.

A trinca de veículos que lança a Rede Nordeste no mercado é nativa do impresso. O projeto, contudo, não ficará restrito à mídia de papel. O programa vai se estender às plataformas digitais. De acordo com os idealizadores, a parceria resulta em “quebra de uma lógica da divulgação de informações”, fortalecendo o material jornalístico local “sem o filtro” de grandes agências.

A rede composta por Correio, Jornal do Commercio e O Povo vai priorizar pautas de três segmentos: social, econômico e político. Porém, conteúdos de outras editorias terão vez. A proibição de mais voos no aeroporto do Recife foi uma das notícias já inseridas no projeto. A história do garoto que eternizou a rotina da avó que sofria de Parkinson também entrou no circuito.

O Povo, Jornal do Commercio e Correio: Rede Nordeste tem parceiros em sintonia

Diretor-geral de jornalismo de O Povo (site), Arlen Medina Néri afirma que a novidade simboliza uma aliança em prol do jornalismo de qualidade. “Economia, política, esportes, cultura, tecnologia, meio ambiente. Informações checadas que impactam diretamente em públicos qualificados de Ceará, Bahia e Pernambuco. Juntos, somos o maior hub de informações jornalísticas do Nordeste brasileiro”.

O começo da Rede Nordeste mostra sinergia entre os veículos de comunicação parceiros. Na mesma linha exposta pelo representante de O Povo, o diretor de redação do Jornal do Commercio (site), Laurindo Ferreira, fala em “jornalismo de credibilidade”. Ele garante que o combate às notícias falsas fará parte do trabalho conjunto. “Este é um projeto onde compartilham seus conteúdos três marcas importantes do jornalismo nordestino. Marcas de credibilidade e relevância, no Nordeste e no Brasil. É um projeto inovador e de força jornalística em tempos de fake news”.

Para o diretor de jornalismo e mídias digitais do Correio (site), Roberto Gazzi, o maior beneficiado com o surgimento da Rede Nordeste será o público. “A união de três dos principais jornais de qualidade do País fortalece o Nordeste e traz ganhos aos seus leitores e parceiros”, comenta o gestor do jornal baiano. Demonstra, assim, que, unidos, os três veículos querem valorizar ainda mais o conteúdo da imprensa nordestina.

Rede Nordeste - Arlen Medina Néri O Povo, Roberto Gazzi (Correio) e Laurindo Ferreira (Jornal do Commercio)
Da esq. p dir.: Arlen Medina Néri, Roberto Gazzi e Laurindo Ferreira. Gestores da imprensa criam a Rede Nordeste (Imagem: divulgação)

SOBRE O AUTOR

Anderson Scardoelli

Anderson Scardoelli

Jornalista, 28 anos. Formado pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e pós-graduado em jornalismo digital pela ESPM. Há nove anos no Grupo Comunique-se, onde idealizou os projetos 'Correspondente Universitário' e 'Leitor-Articulista'. Na empresa, já atuou como freelancer (inserção de conteúdo), estagiário de pesquisa, estagiário de redação, trainee de redação, subeditor e editor-júnior. É, desde maio de 2016, o editor responsável pelo Portal Comunique-se e pelo conteúdo do Prêmio Comunique-se.

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