Jornais O Dia e Meia Hora reduzem salários

Decisão foi comunicada pela presidência do Grupo O Dia, empresa que edita as duas publicações cariocas

Além da redução salarial, funcionários enfrentam problemas com vale-alimentação. Descontado, o benefício não vem sendo repassado

Apesar de ser conhecido por ser o Dia da Mentira, o 1º de abril de 2020 foi marcado por uma verdade nada agradável para os colaboradores de O Dia e Meia Hora. A partir da data, conforme descrito em comunicado ao qual a reportagem do Portal Comunique-se teve acesso, os funcionários dos dois jornais cariocas terão seus salários reduzidos em 25%.

Leia mais:

Webinar promete desvendar o perfil comportamental do comunicador brasileiro
O jornalismo acabou? É o que Vinícius Dônola e Ana Paula Padrão discutem
ONG oferece apoio financeiro a jornalistas impactados pelo novo coronavírus

O comando do Grupo O Dia, empresa responsável pelos dois impressos, avisa que a medida é temporária. O prazo previsto para a folha salarial voltar ao normal, contudo, não consta no comunicado assinado pela presidência. Desde outubro de 2019, o conglomerado de mídia tem o administrador Luiz Alberto Albuquerque como presidente.

A empresa de comunicação argumenta que a decisão em cortar os salários ocorre devido à pandemia do novo coronavírus. A estratégia, segundo a presidência, é visando “preservar cada posto de trabalho”, em meio a busca de soluções que permitam o retorno “à normalidade tão logo seja possível”. O Grupo O Dia garante, ainda, que o foco no momento é saúde de seus funcionários.

Outros problemas

A redução de 25% dos salários não é o único problema encarado pelos funcionários do Grupo O Dia, o que inclui jornalistas de O Dia e Meia Hora. Alguns profissionais, que pedem para ter suas identidades preservadas, denunciam que já vinham sofrendo com um benefício. De acordo com os relatos, o vale-alimentação (VA) era devidamente descontado na folha, mas os valores não eram repassados aos colaboradores. Problema que segue desde janeiro.

“O que muito incomoda a equipe é a falta de comunicação sobre o atraso. Quando perguntado, o RH e o financeiro respondem informalmente que os meses de janeiro e fevereiro são os piores meses de arrecadação do jornal”, conta um dos funcionários do Grupo O Dia, conglomerado de mídia que está em processo de recuperação judicial desde janeiro de 2018.

A reportagem do Portal Comunique-se tentou contato, por e-mail, com a diretoria de redação do jornal O Dia e com a gerência de recursos humanos do Grupo O Dia. Até o momento, não obteve retorno.

Abaixo, a íntegra do comunicado da presidência do Grupo O Dia:

Caro (a) colaborador (a),

Esperamos que todos estejam se cuidando e se preservando. A saúde é o foco principal deste momento.

Por ocasião da pandemia de Covid-19 e tentando preservar cada posto de trabalho, e achar soluções que nos façam voltar à normalidade tão logo seja possível, o Grupo O Dia decidiu implementar um esquema de pagamento proporcional de salários, com efeito imediato, mas temporário.

A partir da competência de março de 2020, suspenderemos o vale transporte e o vale refeição. De toda forma, garantiremos o pagamento da quantia equivalente a 75% do total de cada salário, garantindo o valor mensal mínimo de R$ 1.300,00.

A fatia restante será quitada tão logo o cenário de contingenciamento nacional se desfaça, conforme cronograma a ser anunciado mediante a normalização de nossa operação.

Preservar os empregos, com um grau de colaboração individual, é nossa premissa; nossa principal luta. Essa crise é de todos – e a solução também.

Atenciosamente,

Presidência do Grupo O Dia

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Mulheres promovem empreendedorismo, capacitação e inclusão no setor educacional

Com foco em capacitação e inclusão escolar, professora cria projeto para apoiar educadores e famílias…

13 horas ago

Empresa de soluções de logística cresce 50%

A empresa acumula em 2024 mais de R$ 15 milhões em contratos, o que reforça…

13 horas ago

Executivos debatem sobre papel dos dados e IA nas empresas

O Data & AI for Business, evento que conta com a parceria da Microsoft e…

13 horas ago

Técnica Safe Lips reduz riscos no preenchimento labial

Com aplicação precisa e menos invasiva, a técnica traz mais segurança usando cânulas em vez…

13 horas ago

Por ‘net zero’, cimenteira Lafarge Canada investe em automação

Fábrica de cimento da empresa em Kingston, Canadá, terá novo controle de processos; sistema vai…

13 horas ago

Expolog debate tendências da logística, agronegócio e equidade de gênero

Evento dá início à sua 19ª edição com presença do embaixador do Panamá, Flavio Gabriel…

13 horas ago