O Jornal do Commercio do Recife anunciou na última semana que a sua história na versão em papel chegou ao fim junto com o mês de março. Fundado em abril de 1919, o veículo de comunicação centenário passará a existir somente na internet, em formato 100% online.
A confirmação de que o JC, como o diário também é conhecido pelo público leitor, deixará de ser entregue nas bancas do Recife e demais cidades de Pernambuco foi feita em texto assinado pelo presidente do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, João Carlos Paes Mendonça. O conteúdo chancelado pelo empresário foi publicado originalmente no site da marca.
No material, o executivo do JC destacou a necessidade de se investir em novas mídias e formatos de conteúdo. Além disso, admite que a crise desencadeada pela pandemia de Covid-19 acelerou a determinadas tomadas de decisões, como, por exemplo, encerrar a história centenária de um jornal impresso.
“Refletimos muito sobre os novos tempos, traçamos metas mais ousadas de alcance de leitores, e hoje anunciamos que o Jornal do Commercio passa a ser um veículo 100% digital”, anunciou Paes Mendonça, que controla o JC desde 1987. “A versão impressa, que por mais de um século foi a representatividade maior da nossa marca, deixa de circular fisicamente e passa a ir ao seu encontro onde quer que você esteja, dando espaço a um jornalismo em tempo real e dinâmico, de fácil acesso e ampliando debates que seguem integralmente o tempo dos fatos”, prosseguiu o empresário de comunicação. A íntegra do material assinado por ele pode ser conferida aqui.
O executivo não confirmou, no entanto, até quando a versão impressa do Jornal do Commercio irá circular. Nesta segunda-feira, 5, a edição em papel seguiu ativa.
Com a extinção do JC em versão de papel, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação deixa de operar na mídia impressa. O conglomerado, contudo, segue como um dos maiores do setor de Pernambuco. A empresa controla cinco emissora de rádio no estado nordestino, o portal NE10 (parceiro do UOL) e a TV Jornal (afiliada local do SBT).
Antes de ser descontinuada, a versão impressa do Jornal do Commercio registrava tiragem diária de 62 mil exemplares, conforme registra o serviço de mailing imprensa da plataforma Comunique-se 360. O domínio ne.uol.com.br, que abriga os materiais do JC na internet, registra audiência milionária. De acordo com o SimilarWeb, o site teve 14 milhões de visitas somente em fevereiro.
As mudanças climáticas desafiam a estabilidade hídrica e energética global. As hidrelétricas respondem por mais…
Segundo levantamento feito pelo Grupo Globo, 50% dos consumidores interessados na Black Friday já estão…
A Strati, destaque pelo segundo ano consecutivo no MSP Summit como o melhor em Managed…
A proteção solar é vital durante todo o ano, especialmente no verão, e é importante…
O Ranking 100 Open destaca a empresa pelo segundo ano consecutivo no setor automotivo. A…
A Trust Works, fundada por Anderson Weber, lançou uma plataforma para denunciar lideranças tóxicas e…