Opinião

Jornal centenário encerra edição impressa

Publicação, que seguirá operação de modo 100% digital, estava em circulação desde 1919

O Jornal do Commercio do Recife anunciou na última semana que a sua história na versão em papel chegou ao fim junto com o mês de março. Fundado em abril de 1919, o veículo de comunicação centenário passará a existir somente na internet, em formato 100% online.

Leia mais:

A confirmação de que o JC, como o diário também é conhecido pelo público leitor, deixará de ser entregue nas bancas do Recife e demais cidades de Pernambuco foi feita em texto assinado pelo presidente do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, João Carlos Paes Mendonça. O conteúdo chancelado pelo empresário foi publicado originalmente no site da marca.

No material, o executivo do JC destacou a necessidade de se investir em novas mídias e formatos de conteúdo. Além disso, admite que a crise desencadeada pela pandemia de Covid-19 acelerou a determinadas tomadas de decisões, como, por exemplo, encerrar a história centenária de um jornal impresso.

“Dando espaço a um jornalismo em tempo real e dinâmico”

“Refletimos muito sobre os novos tempos, traçamos metas mais ousadas de alcance de leitores, e hoje anunciamos que o Jornal do Commercio passa a ser um veículo 100% digital”, anunciou Paes Mendonça, que controla o JC desde 1987. “A versão impressa, que por mais de um século foi a representatividade maior da nossa marca, deixa de circular fisicamente e passa a ir ao seu encontro onde quer que você esteja, dando espaço a um jornalismo em tempo real e dinâmico, de fácil acesso e ampliando debates que seguem integralmente o tempo dos fatos”, prosseguiu o empresário de comunicação. A íntegra do material assinado por ele pode ser conferida aqui.

O executivo não confirmou, no entanto, até quando a versão impressa do Jornal do Commercio irá circular. Nesta segunda-feira, 5, a edição em papel seguiu ativa.

Marcas e audiência

Com a extinção do JC em versão de papel, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação deixa de operar na mídia impressa. O conglomerado, contudo, segue como um dos maiores do setor de Pernambuco. A empresa controla cinco emissora de rádio no estado nordestino, o portal NE10 (parceiro do UOL) e a TV Jornal (afiliada local do SBT).

Antes de ser descontinuada, a versão impressa do Jornal do Commercio registrava tiragem diária de 62 mil exemplares, conforme registra o serviço de mailing imprensa da plataforma Comunique-se 360. O domínio ne.uol.com.br, que abriga os materiais do JC na internet, registra audiência milionária. De acordo com o SimilarWeb, o site teve 14 milhões de visitas somente em fevereiro.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Uniphore e Konecta unem forças para impulsionar a IA na experiência do cliente e na transformação digital

A parceria é a primeira a oferecer uma solução real para escalonar a IA generativa…

22 horas ago

A unidade de Friendly Hackers da Thales inventa um metamodelo para detectar imagens deepfake geradas por IA

Como parte do desafio organizado pela Agência de Inovação de Defesa (AID) da França para…

22 horas ago

Ella Miami Beach atinge 50% de vendas, sinalizando forte demanda no mercado de North Beach

O sucesso das vendas é atribuído à proposta de valor incomparável do Ella Miami Beach,…

22 horas ago

Yubico anuncia a Yubico Enrollment Suite para usuários da Microsoft, uma solução completa para autenticação sem senhas

Usuários corporativos ganham ainda mais segurança contra phishing e adotam a autenticação sem senha desde…

22 horas ago

Novos meios de pagamento vão impulsionar e-commerce

Relatório da fintech canadense Nuvei mapeia tendências e oportunidades em mercados de alto crescimento no…

22 horas ago

Créditos de Carbono: receitas podem chegar a até 130 bilhões

A lei que autoriza o comércio dos títulos é de 2023 e a projeção é…

22 horas ago