Portal Comunique-se

Jornal centenário encerra edição impressa

Publicação, que seguirá operação de modo 100% digital, estava em circulação desde 1919

O Jornal do Commercio do Recife anunciou na última semana que a sua história na versão em papel chegou ao fim junto com o mês de março. Fundado em abril de 1919, o veículo de comunicação centenário passará a existir somente na internet, em formato 100% online.

Leia mais:

A confirmação de que o JC, como o diário também é conhecido pelo público leitor, deixará de ser entregue nas bancas do Recife e demais cidades de Pernambuco foi feita em texto assinado pelo presidente do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, João Carlos Paes Mendonça. O conteúdo chancelado pelo empresário foi publicado originalmente no site da marca.

No material, o executivo do JC destacou a necessidade de se investir em novas mídias e formatos de conteúdo. Além disso, admite que a crise desencadeada pela pandemia de Covid-19 acelerou a determinadas tomadas de decisões, como, por exemplo, encerrar a história centenária de um jornal impresso.

“Dando espaço a um jornalismo em tempo real e dinâmico”

“Refletimos muito sobre os novos tempos, traçamos metas mais ousadas de alcance de leitores, e hoje anunciamos que o Jornal do Commercio passa a ser um veículo 100% digital”, anunciou Paes Mendonça, que controla o JC desde 1987. “A versão impressa, que por mais de um século foi a representatividade maior da nossa marca, deixa de circular fisicamente e passa a ir ao seu encontro onde quer que você esteja, dando espaço a um jornalismo em tempo real e dinâmico, de fácil acesso e ampliando debates que seguem integralmente o tempo dos fatos”, prosseguiu o empresário de comunicação. A íntegra do material assinado por ele pode ser conferida aqui.

O executivo não confirmou, no entanto, até quando a versão impressa do Jornal do Commercio irá circular. Nesta segunda-feira, 5, a edição em papel seguiu ativa.

Marcas e audiência

Com a extinção do JC em versão de papel, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação deixa de operar na mídia impressa. O conglomerado, contudo, segue como um dos maiores do setor de Pernambuco. A empresa controla cinco emissora de rádio no estado nordestino, o portal NE10 (parceiro do UOL) e a TV Jornal (afiliada local do SBT).

Antes de ser descontinuada, a versão impressa do Jornal do Commercio registrava tiragem diária de 62 mil exemplares, conforme registra o serviço de mailing imprensa da plataforma Comunique-se 360. O domínio ne.uol.com.br, que abriga os materiais do JC na internet, registra audiência milionária. De acordo com o SimilarWeb, o site teve 14 milhões de visitas somente em fevereiro.

Compartilhe
0
0

Anderson Scardoelli

Jornalista, 31 anos. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupa atualmente.

Papo de Redação

Prêmio Comunique-se

Patrocinadores Ouro

Patrocinadores Ouro



Patrocinadores Prata

Patrocinadores Prata



Patrocinadores Bronze

Patrocinadores Prata